Muito talento, energia e simpatia
Fanático por desporto e apaixonado pela vida, Tiago tornou-se rapidamente imparável, à medida que ia amadurecendo e o seu talento e qualidades começavam a dar nas vistas. Ainda em 2008 ingressou no curso de formação de atores da ACT – Escola de Atores, mas não chegou a concluir até porque as solicitações começaram a ser cada vez mais e não apenas na televisão, mas também na publicidade onde tem vindo a dar a cara por várias marcas e produtos.
Em 2009 participa na novela da TVI Deixa que Te Leve e em 2010 regressa à SIC para a novela Lua Vermelha, enquanto, na RTP, participa na série Os Compadres e na TVI em Destinos Cruzados. Ou seja, mostra capacidade e resiliência para abraçar muitos projetos em simultâneo e torna-se cada vez mais popular e acarinhado.
Um dos seus momentos altos é 2015 é quando ganha um Globo de Ouro da SIC e da revista Caras como reconhecimento pelo seu trabalho no entretenimento e se assume definitivamente como um dos atores da nova geração com grande potencial, ajudado por um corpo atlético (ainda hoje fazem furor os seus abdominais) e um ar de enfant terrible.
Também no cinema tem várias participações, com destaque para o seu papel na minissérie sobre a I Guerra Mundial Soldado Milhões, de 2018, realizado porGonçalo Galvão Teles e Jorge Paixão da Costa. Ele é o soldado Penacova e mostra uma maturidade e talento muito acima da média.
Nesse mesmo ano chega também o filme Linhas de Sangue. Uma produção nacional com um grande leque de atores e atrizes onde Tiago é agora Norberto. O filme, do género de ação e de aventura, realizado por Manuel Pureza e Sérgio Graciano foi produzido por António Gonçalves, Manuel Pureza e Sérgio Graciano é uma comédia divertida e com muito humor, perfeita para toda a família.
Chegou a participar no concurso Dança com Estrelas, 4.ª edição em 2018, e terminou ainda há pouco tempo a novela Queridos Papás, da qual também fez parte do elenco como Xavier Pimenta (Choriço), tal como da série de dois episódios Senhor Rui – Um Homem do Povo, feita em homenagem póstuma a Rui Nabeiro e ainda há pouco tempo participou no Concurso Congela apresentado por Pedro Teixeira, na TVI.
E as motos?
Esta é também uma dimensão importante na vida de Teotónio e ele faz questão de não a esconder, ao ponto de em vários dos seus anúncios comerciais surgir ao lado de uma ou mais motos ou de, nas suas viagens pelo mundo, partilhar nas suas redes sociais imagens de veículos de duas rodas, como esta:
Ainda há pouco tempo, numa entrevista televisiva, comentava que quando começou a “cortejar” a atual mulher, Rita Patrocínio (irmã da conhecida apresentadora Carolina Patrocínio) era comum encontrar-se com ela até no trânsito e, às tantas, a moto até teve culpa, no bom sentido, de se tornarem mais próximos e de haver a paixão que os une há vários anos.
Fruto desse amor há duas filhas em comum e Tiago até já partilhou fotos de estar montado em cima de uma moto juntamente com a filha mais velha, Camila. Para bom entendedor, é fácil perceber que o papá, babado, está já a transmitir à sua filhota o gosto pelas motos. A mana mais jovem, Júlia, vai ter de esperar ainda mais algum tempo…
Ou seja, para Tiago as motos têm um papel importante como meio de transporte e de lazer, mas a verdade é que o jovem tem um gosto bastante eclético e tudo o que tenha rodas e motor (e também sem motor, como vamos ver de seguida) são uma verdadeira tentação!
O desafio da Estrada Nacional 2 ou, simplesmente, EN2
Certamente que a maior parte dos que estão a ler estas crónicas já percorreu a nossa estrada mais longa. Talvez até mais que uma vez e com veículos diferentes, sendo que eu sou um caso desses, mas Tiago fizeram um desafio algo mais ambicioso e numa altura do ano em que as condições climatéricas são mais desafiantes e exigente. a maior maratona motociclística europeia.
Uma coisa é ir de Lisboa a Fátima de Bicicleta e outra, totalmente diferente, é percorrer os 738 km da N2, muita exigente até pela orografia do terreno e pelo clima incerto. Ainda assim, Tiago não se intimidou e aceitou o desafio da BetClic intitulado Tiago Teotónio Pereira contra as odds.
Na prática, consistiu, juntamente com mais dois amigos, Allen e Guilherme, em percorrer toda a EN2 em menos de cinco dias, no sentido Norte-Sul, unindo Chaves a Faro e no mês de março que é em termos climatológicos muito incerto, sobretudo nas regiões mais montanhosas, como na Serra de Bigorne, com frio, vento e chuva.
O desafio foi de tal forma exigente que Tiago e os seus amigos ponderaram desistir, mas veja-se a descrição do próprio e a forma como foi capaz de se superar:
Levei-me ao limite! Foi muito mais difícil do que algum dia imaginei. Tínhamos previsão de mau tempo, mas nunca pensei que fosse um fator decisivo para a continuação do desafio. Já me propus a provas extremas. Este desafio Betclic ganhou o primeiro lugar no top de experiências inesquecíveis e mais difíceis de sempre. Agradeço à Betclic por ter acreditado em mim, à equipa que esteve comigo por não me deixar desistir (e eu pensei nisso) e à Rita por ter, mesmo à distância, sido o meu maior apoio.
Nada como ver o vídeo para perceber como realmente foi e como é importante sermos capazes de nos superar, ao menos de vez em quando. São cerca de 24 minutos fantásticos e não é no domínio da ficção, mas da realidade:
Para a semana temos nova crónica e voltamos novamente a alguém que liga as motos e a culinária, tal como aconteceu como Chakall. Quem será?