Já são conhecidos todos os pormenores da 46ª edição do Rally Dakar 2024 (a 5ª edição na Arábia Saudita), entre os quais o novo trajeto da mais famosa prova de resistência do mundo.
1 Prólogo, 12 Etapas, 14 Dias de Corrida
Realizado entre 5 e 19 de janeiro, o Dakar na Arábia Saudita 2024 abrangerá uma distância de 7.974 km em 12 etapas, competindo no desafiante terreno do Reino, com 60% do percurso a cobrir território completamente novo. A corrida marcará também a primeira ronda da temporada de 2024 do Campeonato do Mundo de Rally-Raid FIA-FIM.
O icónico rali arrancará com a etapa do Prólogo, a 5 de janeiro, na histórica AlUla, que alberga o primeiro Património Mundial da UNESCO da Arábia Saudita. O sítio arqueológico de Hegra, localizado neste local, apresenta túmulos monumentais, afloramentos de arenito, habitações históricas e monumentos, tanto naturais como construídos pelo homem, que contêm 200.000 anos de história humana em grande parte inexplorada.
Os concorrentes irão então percorrer cerca de 5000 quilómetros de etapas especiais cronometradas através das vastas e variadas paisagens da Arábia Saudita, cruzando de Oeste para Este, passando por Al Henakiyah, Al Duwadimi, bem como Al Salamiya e Al-Hofuf até ao magnífico Quarteirão Vazio (Empty Quarter) na Província Oriental, antes de mudarem de direção para Norte, para Riade, para o Dia de Descanso, a 13 de janeiro.
O rali será retomado a 14 de janeiro, com a rota a seguir para norte, até Hail, antes de regressar a AlUla e, por fim, terminar 14 dias de corrida de resistência e competição nas margens do deslumbrante Mar Vermelho, na cidade de Yanbu. É aqui que serão coroados os campeões nas diferentes categorias.
Veja também novidades para o Dakar 2024
Nova etapa: A Etapa Chrono de 48 horas
Os organizadores do Rali Dakar 2024 também anunciaram a introdução da nova Etapa Chrono de 48 horas, onde os concorrentes irão competir ao longo de dois dias no Empty Quarter com restrições de etapa maratona. Durante este período especial, não haverá escolha de acampamento ou ajudas para reparações, uma vez que os pilotos e as equipas estarão espalhados por oito bivouacs diferentes. No entanto, os concorrentes poderão ajudar-se mutuamente durante a noite.
Todos os veículos serão obrigados a parar no bivouac seguinte que encontrarem quando o relógio bater as 16 horas. Durante esta fase, não haverá ligação e, portanto, não haverá visibilidade do desempenho dos seus adversários. Os concorrentes acamparão e recomeçarão às 7h da manhã seguinte, para completar a parte restante do percurso. A contagem será feita após cerca de 600 quilómetros da etapa especial.
Empty Quarter: Dois dias especiais
A experiência desta edição do Empty Quarter com a 48-Hours Chrono Stage será uma aventura única e um desafio muito diferente para os concorrentes em comparação com os anos anteriores.
Além disso, os vastos terrenos desérticos do Empty Quarter apresentarão duas pistas separadas, uma para carros e camiões e outra para motos e quads, o que significa que as equipas de topo da FIA não beneficiarão das pistas criadas pelas motos e terão de navegar com base no seu talento. Isto tornará a travessia desta paisagem extraordinária mais desafiante do que nunca.
Além disso, o sistema de “bónus” atribuído aos pilotos que abrem as etapas com motos, introduzido na edição anterior, será, excecionalmente, mantido.
Nova terminologia das categorias FIA
Para além das alterações de formato para o Dakar na Arábia Saudita 2024, a FIA introduziu novos nomes para as diferentes categorias de veículos:
Categoria T1 Þ Ultimate
Categoria T2 Þ Stock
Categoria T3 Þ Challenger
Categoria T4 Þ SSV
Categoria T5 Þ Camião
Sua Alteza Real o Príncipe Khalid bin Sultan Al-Abdullah Al-Faisal, Presidente da Saudi Motorsport Company (SMC) e da Saudi Automobile and Motorcycle Federation (SAMF), congratulou-se com o anúncio do itinerário da 5ª edição do Dakar na Arábia Saudita:
Estou entusiasmado por receber novamente na Arábia Saudita os melhores pilotos de rali do mundo para participarem na mais prestigiada e desafiante corrida de resistência do planeta. É para nós uma fonte de imenso orgulho acolher este evento icónico pela quinta vez consecutiva, um testemunho da capacidade do Reino para organizar eventos tão importantes e mais uma confirmação da Arábia Saudita como um importante centro de desportos motorizados, em conformidade com os objetivos da Visão 2030.
É com grande prazer que podemos finalmente partilhar os locais das 12 etapas, que conduzirão os concorrentes através de um território novo e inexplorado, que mostra a impressionante beleza natural e a variedade do Reino. O percurso apresenta verdadeiros desafios e exige uma navegação hábil, mas não tenho dúvidas de que os concorrentes irão saborear cada segundo da sua experiência.
Detalhes das etapas
Prólogo (Sexta-feira, 5 de janeiro): Al-Ula – Al-Ula (157 km)
Etapa 1 (sábado, 6 de janeiro): Al-Ula – Al Henakiyah (532 km)
Etapa 2 (Dom 7 de janeiro): Al Henakiyah – Al Duwadimi (662 km)
Etapa 3 (segunda-feira, 8 de janeiro): Al Duwadimi – Al Salamiya (733 km)
Etapa 4 (terça-feira, 9 de janeiro): Al Salamiya – Al Hofuf (631 km)
Etapa 5 (4ª feira, 10 de janeiro): Al Hofuf – Shubaytah (727 km)
Etapa 6 (Qui 11 Jan): Shubaytah – Shubaytah (818 km)
Dia de descanso (Sábado, 13 de janeiro): Riade
Etapa 7 (Dom 14 Jan): Riade – Al Duwadimi (873 km)
Etapa 8 (Seg 15 Jan): Al Duwadimi – Ha’il (678 km)
Etapa 9 (Terça-feira, 16 de janeiro): Ha’il – Al-Ula (639 km)
Etapa 10 (4ª feira, 17 de janeiro): Al-Ula – Al-Ula (609 km)
Etapa 11 (quinta-feira, 18 de janeiro): Al-Ula – Yanbu (587 km)
Etapa 12 (sexta-feira, 19 de janeiro): Yanbu – Yanbu (328 km)