Triumph Tiger 110, de 1955
James Dean conduziu uma destas motos no filme Rebel Without A Cause e não resistiu a ter uma para si, sendo que era comum encontrar o ator com ela durante as filmagens ou nas suas viagens
Tratava-se de uma moto realmente especial. A Triumph Tiger 110 tinha um bicilíndrico paralelo de 650 cc e era a moto mais rápida da marca, criada a pensar especificamente no mercado norte-americano.
Também neste caso concreto o jovem irrequieto e talentoso não conseguiu ficar com a Tiger T110 e ainda teve uma outra moto nesse ano que, na prática, foi a última antes do funesto acidente de automóvel.
Triumph TR5 Trophy
A Triumph TR5 Trophy, que pouco chegou a usar, tem um nome por detrás. O ator Marlon Brando, que os apaixonados por motos certamente conhecem do filme de 1953 “The Wild One”.
Este filme, de culto, tem no papel principal Brando e o seu desempenho inspirou muitos atores, como James Dean. No filme, Brando conduz uma Triumph Thunderbird 6T e Dean ficou seduzido e decidiu que queria ter também uma moto similar, mas diferente.
Assim, a aquisição da TR5 Trophy foi a sequência lógica dessa admiração por Marlon Brando e até o casaco de pele lhe assentava na perfeição. Aliás, as vendas de motos, nomeadamente Triumph e casacos de pele disparam e passaram a representar uma forma de inconformismo e de liberdade que não se conhecia antes.
Ao que consta, a moto original faz parte do James Dean Museum in Fairmount. Para os fãs do malogrado ator, numa visita aos Estados Unidos, ir fazer uma visita ao local será mesmo obrigatório.
Quanto à moto em si, comparada com a Thunderbird 6T de Brando, são nítidas as diferenças, sendo esta mais focado para o off-road e mesmo a designação Trophy diz respeito às motos produzidas pela marca para competir nos International Six Days.
Esperamos que tenham gostado desta viagem!