Em apenas três filmes: East of Eden (1955), Rebel Without A Cause (1955) e Giant (1956, apresentado já depois da sua morte) James Dean conseguiu aquilo que muitos atores e atrizes tentam a vida inteira sem nunca o conseguir: tornou-se numa lenda intemporal. Mesmo hoje, passados 69, anos o seu lugar na Sétima Arte é intocável.
Não é à toa que, mesmo depois do seu falecimento, foi o primeiro ator a receber uma nomeação póstuma para um óscar.
Ao contrário de muitos atores, não chegou a mudar o seu nome nasceu e morreu com o mesmo. James Byron Dean nasceu em Fairmount, Indiana, Estados Unidos, no dia 8 de fevereiro de 1931. Era filho de Wilton Dean e de Mildred Deane.
Partiu depois de um grave acidente de automóvel ao volante do seu Porsche 550 Spyder, a 30 de setembro de 1955, quando tinha apenas 24 anos de idade. A seu lado ia o mecânico alemão Rolf Wütherich que sobreviveu ao acidente, mas faleceu, 26 anos depois, também num acidente automóvel!
Parte da mística do ator, além do seu inegável talento e de ter partido tão jovem, ficou a dever-se ao facto de os três filmes terem muito em comum e, até aí, pouco retratado: a rebeldia da juventude, a sua desilusão face à sociedade, o ceticismo face ao futuro, ou seja, uma manifestação de tristeza e mágoa com a qual milhões de pessoas se identificavam e continuam a identificar.
Apaixonado por motos e carros, sendo que chegou a correr com alguns, viveu intensamente levando, talvez demasiado a sério, a máxima “Live fast, die young”, ou seja, “Vive depressa e morre jovem”!
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CZ 125cc, de 1947
Ao que consta, James Dean teve a sua primeira moto aos 15 anos, algo incomum, mais ainda num período complicado, apenas dois anos depois do final da Segunda Guerra Mundial. Foi oferta do seu tio Marcus Winslow, com quem vivia, após ter perdido os pais…
Parece que era o único jovem, na sua terra, a ter uma moto e o facto de fazer com ela acrobacias e diabruras certamente que ajudou a apurar o seu gosto pelas duas rodas e pela velocidade, incluindo corridas.
A simpática CZ 125, oriunda da República Checa, produzia apenas meia dúzia de cavalos e não atingia os 100 km/h, mas para uma jovem de 15 ou 16 anos era o êxtase e fonte de inveja para os jovens da sua idade!
Leve, ágil e manobrável era mesmo à medida de James que sobre ela escreveu num trabalho da escola: “My hobby, or what I do in my spare time, is motor cycle. I know a lot about mechanically and I love to ride. I have been in a few races, and I have done well. I own a small cycle myself.”
Que podemos traduzir por: “O Meu hobby, ou o que faço nas horas vagas, é relacionado com motos. Tenho bons conhecimentos de mecânica e adoro andar de moto. Já participei em algumas corridas e não correu mal. Eu próprio tenho uma pequena moto.”