Salão de Milão: Honda CBR 600RR: O modelo supersport Honda de média cilindrada regressa à Europa, com o objetivo de voltar a dominar as estradas e as pistas nesta categoria. O seu motor tetracilíndrico em linha, DOHC de 16 válvulas, debita 89 kW (119 cv) às 14 250 rpm e inclui uma embraiagem assistida/deslizante e um sistema Quickshifter de série.
O acelerador eletrónico TBW – derivado da RC213V-S – juntamente com a adição de uma IMU de 6 eixos da Bosch, oferece 3 modos de condução predefinidos, mais dois modos user que o utilizador pode personalizar a seu gosto para ter a potência do motor, o efeito travão-motor, o sistema de controlo anti-cavalinho e o sistema de controlo de tração HSTC de 9 níveis exatamente como quiser.
O ABS em curva e o sistema de controlo da elevação da roda traseira também estão incluídos no conjunto de ajudas eletrónicas à condução. A parte ciclística é composta por um quadro dupla trave em alumínio, um braço oscilante também em alumínio, um sistema de amortecedor de direção eletrónico Honda, uma forquilha invertida (USD) Showa Big Piston de 41 mm de diâmetro e um monoamortecedor traseiro também Showa que trabalha num sistema Pro-Link. Os dois discos flutuantes à frente têm 310 mm de diâmetro e pinças radiais de quatro êmbolos.
Veja também moto do leitor Honda CBR 600RR
Um pouco de história do modelo
A muito amada CBR600RR tem um pedigree de competição impressionante e merecido, e também conquistado à custa de muito esforço. Este modelo participou e venceu o campeonato FIM World Super Sports de todos os anos entre 2003 a 2008 e, novamente, em 2010, 2012 e 2014. Venceu o campeonato asiático de 2012 a 2016 e o campeonato japonês da classe ST600 de 2003 a 2011 e em 2013, 2014, 2016 e 2019. O seu motor esteve na base das motorizações do campeonato de Moto2 entre 2010 e 2018.
A CBR600RR deixou de estar disponível na gama de Supersport da Honda na Europa no início de 2017, à medida que se verificava uma tendência de afastamento deste tipo de motos em direção aos modelos naked e de aventura. Nos anos que se seguiram, a categoria desportiva de médio peso conheceu um renascimento e o modelo foi reintroduzido em 2021 no Japão e na Tailândia.
Agora, é chegada a altura de a mais pura de todas as motos desportivas de estrada regressar à Europa. Equipada com eletrónica e aerodinâmica de vanguarda inspiradas no MotoGP, a nova CBR600RR de 2024 é uma moto rara e bela – uma “joia” do motociclismo de quatro cilindros.
Nascida pronta para traçar uma linha elegante em estrada aberta ou em circuito fechado, não há outra experiência de condução como esta.
Mais destaques, cores e preço
Concebida para oferecer as melhores performances aerodinâmicas da sua classe, a CBR600RR tem um estilo agressivo com alhetas à frente que aumentam a força descendente sobre a moto. O ecrã TFT a cores completa a especificação e dá um controlo intuitivo.
Vai estar disponível, como opção, um kit de competição HRC, obviamente apenas para utilização em circuito.
Tal como todos os modelos da família Supersports da Honda, a CBR600RR de 2024 vai estar disponível nas opções de cor Vermelho Tricolor Grand Prix HRC e na elegante versão Preto Metalizado Mate Ballistic.
Sobre preços e disponibilidade ainda não há informação.