A família Voge vai-se tornando mais numerosa, adaptando-se aos gostos mais particulares do mercado. Para esta temporada estival de 2021, vai-se integrar na gama a 300 ACX, baseada na já conhecida ‘neo-retro’ 300 AC, mas com importantes modificações que a convertem numa scrambler clássica. Disponível desde já em todos os pontos de venda Voge.
A nova Voge 300 ACX emprega como propulsor o bicilíndrico YF300 com caixa de seis velocidades – que também equipa a neo-retro AC, a naked R, a desportiva RR e a tral aventura DS -, uma mecânica de dimensões muito compactas, com medidas internas de curso curto que favorecem a potência em altos regimes e uma maior facilidade para subir rapidamente de rotações.
Neste caso cumpre a diretiva antipoluição Euro 5, conservando os mesmos valores de potência das primeiras versões Euro 4 (25,8 CV às 8.500 rpm) e chegando mesmo a superar ligeiramente o registo de binário máximo (23,5 Nm às 6.500 rpm). As emissões de CO2 nos testes de homologação situam-se nos 74 g/km. Esta mecânica com refrigeração líquida emprega uma cabeça com dupla árvore de cames (DOHC) e 4 válvulas, com caixa de seis velocidades e injeção eletrónica desenvolvida pelo especialista alemão Bosch. Para anular as suas vibrações dispõe de um veio de equilíbrio contrarrotante ligado à cambota.
Para o quadro recorre-se a uma estrutura multitubular que fica à vista entre o depósito e a cabeça do motor, fechado na sua parte inferior por um berço simples. O braço oscilante é assimétrico mostrando do lado esquerdo um perfil reto de secção retangular, enquanto, do lado direito, se curva em forma de “banana” para acompanhar a saída de escape, a qual adota uma forma de megafone com saída elevada e linhas ligeiramente diferentes em relação à sua irmã 300 AC.
O depósito, com 15 litros de capacidade, conta com formas arredondadas clássicas, estreitando-se na zona de apoio dos joelhos. Prossegue-se com um assento envolvente para o condutor, com um revestimento superior acolchoado; este assento eleva-se a somente 798 mm do solo, para que condutores de todas as estaturas possam chegar ao chão. A ergonomia, com uma posição de condução cómoda, que se consegue com um guiador de tubo elevado e largo, com manetes de embraiagem e de travão dianteiro reguláveis sem ferramentas em abertura, por intermédio de um rolete de quatro posições.
Para acentuar o seu carácter “offroad”, recorre-se a um guarda-lamas traseiro elevado, em lugar do elemento junto à roda e fixo ao braço oscilante como utiliza a 300 AC.
Também as suspensões se adaptam aos tempos atuais. Na frente com uma forquilha invertida de eixo centrado, 35 mm de secção das bainhas e 110 mm de curso da roda, completando-se trás com um monoamortecedor dotado de bielas para conseguir um funcionamento de progressividade variável.
A instrumentação é confiada a um ecrã LCD de alto contraste, com seis avisadores luminosos e uma tomada de corrente USB muito prática para ligar um telemóvel ou um sistema de navegação GPS. Além do obrigatório velocímetro com conta-rotações gráfico, o ecrã inclui um indicador de mudança engrenada, conta-quilómetros total e parcial, bem como nível gráfico do depósito de combustível.
A nova Voge 300 ACX encontra-se já disponível em toda a rede de pontos de venda VOGE pelo preço de 4.395,00€ com preço de lançamento de 4.145,00€. para as primeiras unidades até 30 de setembro.