fbpx
  • Revista Carros
  • Revista Motos
  • MotoSport
  • Moto Mais
  • OffRoad Moto
  • Mundo Náutico
  • Calibre 12
revistamotos.pt
  • Notícias
  • Crónicas
  • Competição
  • Dossiers
  • Vídeos
  • Mototurismo
  • Testes
  • Revistas Digitais
  • Assinaturas
  • PROJETO VVE
Sem resultados
Ver todos os resultados
revistamotos.pt
  • Notícias
  • Crónicas
  • Competição
  • Dossiers
  • Vídeos
  • Mototurismo
  • Testes
  • Revistas Digitais
  • Assinaturas
  • PROJETO VVE
Sem resultados
Ver todos os resultados
revistamotos.pt
Sem resultados
Ver todos os resultados

Supermoto – BMW R100 RT 1982 Alfonso by Wimoto

Redação Por Redação
26 Março, 2025
em Notícias
0
ADVERTISEMENT
Share on FacebookShare on Twitter

Parece impossível imaginar que uma amálgama de ferro e ferrugem, praticamente em fim de vida, se tenha convertido nesta escultura sobre rodas. O responsável por detrás desta espetacular recuperação é um holandês que não tem qualquer receio em enfrentar os desafios mais difíceis e até aqueles que parecem impossíveis.


É a primeira vez que um trabalho da Wimoto figura nesta secção reservada às motos mais exclusivas e exóticas do mundo. À frente desta oficina, com sede na cidade ho- landesa de Elst, está Wido Veldkamp, engenheiro de design industrial que trabalhou durante vários anos como engenheiro mecânico na indústria petroquímica, onde adquiriu muita experiência em desenho CAD 3D e análises de resistência.

Deste modo, no momento em que se sentiu preparado para empreender a sua própria aventura, a solo, instalou esta oficina na sua cidade natal. Nesta edição, focamo-nos na personalização com base na BMW R100RT, mais precisamente um modelo de 1982, que estava praticamente abandonado, com o bloco do motor todo oxidado e a maior parte dos componentes totalmente inutilizados. De facto, o próprio Wido a utilizou, desde que a adquiriu, para desenhar quadros auxiliares, que depois utilizava noutras motos.

No entanto, houve um momento em que Wido olhou para este “objeto” e viu mais potencial do que até então. Nesse momento decidiu meter mãos a obra e dar vida a um novo projeto cujo resultado final supera todas as expectativas. Nem todo o mérito foi seu, já que em boa parte do projeto contou com a ajuda do seu maior assistente, o seu pai, quem empresta o nome ao projeto, pelos motivos que estão explicados no destaque redondo, junto a este texto.

Wido Veldkamp conta-nos que todas as preparações em que recorre a bases BMW são muito semelhantes, dado que se trata de motos com traços e características únicas, como o inconfundível motor boxer. Assim, o ponto de partida para o customizador e um dos pontos chave, era que este projeto teria que ser totalmente radical, para que o resultado final não se parece com nada que havíamos visto antes.

Uma vez que tinha que refazer a parte ciclistica praticamente toda de raiz, não foram impostos quaisquer limites e começou por desenhar uma forquilha estilo Hossack para resolver a suspensão dianteira. Para a traseira, procurou uma alternativa entre outros modelos da BMW, que encaixasse no seu projeto, mas não encontrou o que procurava e acabou por ter que desenhar o seu próprio quadro, com a ideia de poder instalar um pneu mais largo e que o amortecedor ficasse centrado (é um Wilbers, igual ao dianteiro).

No entanto, o exótico desenho da forquilha dianteira criou um novo problema, que foi a forma de integrar as óticas e a solução encontrada foi inspirada nas da s1000RR, através das proteções estilo “Angel Eye”, cujo resultado não poderia ter corrido melhor. A superbike alemã não foi a única fonte de “inspiração” neste projeto, uma vez que tanto os travões como as jantes provêm de uma BMW R 1150 RT.

No que diz respeito ao motor, como já explicámos, foi necessário restaurá-lo por completo e, uma vez que se manteve a arquitetura e cilindrada originais, aproveitou-se para introduzir algumas melhorias como a incorporação de duas linhas de escape artesanais completas com ambos os silenciadores elevados, colocados por baixo do assento, para rematar uma traseira que não tem para-lamas, mas com suporte de matrícula colocada sobre a roda. Em definitivo, um trabalho artesanal de altíssimo nível e cujo resultado final vai encher de orgulho o homem do qual herdou o nome.

Tags: BMW RT 100 RdestaqueRevista Motossupermoto

RELACIONADOS

GSX-8T/8TT é a nova proposta naked da Suzuki
Notícias

GSX-8T/8TT é a nova proposta naked da Suzuki

Combina a diversão e o alto desempenho das motos desportivas mais recentes com o estilo de um modelo padrão...

Por Redação
5 Julho, 2025
Triumph anuncia novas combinações de cores para 2026
Notícias

Triumph anuncia novas combinações de cores para 2026

A Triumph Motorcycles revelou doze novos esquemas de cores impressionantes para a sua gama do ano modelo 2026. Com...

Por Redação
3 Julho, 2025
Honda apresenta a nova scooter CUV:e para a Europa
Notícias

Honda apresenta a nova scooter CUV:e para a Europa

A Honda expandiu e reforçou a sua oferta de motos totalmente elétricas para a Europa com a introdução da...

Por Redação
2 Julho, 2025
Talaria Ibérica começa a vender elétrica KOMODO em Portugal
Notícias

Talaria Ibérica começa a vender elétrica KOMODO em Portugal

A Talaria Ibéria, importadora exclusiva para Portugal, Espanha e Andorra, tem o prazer de anunciar a chegada da KOMODO,...

Por Redação
2 Julho, 2025
Próximo Post

Coleção DC da Ruroc aposta em super-heróis



ADVERTISEMENT
  • FICHA TÉCNICA
  • POLÍTICA DE PRIVACIDADE
  • TERMOS E CONDIÇÕES DE UTILIZAÇÃO
  • ASSINATURAS
  • CONTACTOS

Copyright © 2023 - revistamotos.pt

Sem resultados
Ver todos os resultados
  • Notícias
  • Crónicas
  • Competição
  • Dossiers
  • Vídeos
  • Mototurismo
  • Testes
  • Revistas Digitais
  • Assinaturas
  • PROJETO VVE

Copyright © 2023 - revistamotos.pt