Alguns comentários
A sandra, como muitas outras mulheres, está cansada de ser apenas pendura e ainda bem! Poder conduzir a sua própria moto e ser mais autónoma e independente é uma excelente opção e vai dar-lhe grande prazer e até desafiar outras mulheres a fazer o mesmo!
Aliás, começam a ver-se casais em que cada um vai na sua moto e não apenas como passageiro/a e é algo muito giro em que, tirando a questão monetária, ambos acabam por ganhar e podem vivenciar experiências de forma mais intensa.
A sua sugestão de ir ao Travelers Event faz todo o sentido. É o local perfeito para encontrar muitos outros apaixonados por motos, de vários estilos, tamanhos e feitios, e dá-lhe a possibilidade de fazer diversos test-rides e perceber melhor conceitos como a altura ao solo, a distribuição do peso, a inércia, entre outros.
Considerando um valor que não exceda os 6.000€ e sempre em motos de perfil mais trail, no sentido da herança da sua DT 50 podemos distinguir entre motos novos com cilindrada mais baixa ou, em alternativa, motos usadas e aqui o leque de possíveis escolhas acaba por ser alargar ainda mais.
Por outro lado, existem muitas estratégias para tornar as motos mais aptas à fruição por pessoas de menor estatura. São os assentos mais baixos, os kits de rebaixamento, a possibilidade de jogar com a regulação da altura das suspensões, só para dar alguns exemplos.
Deixamos seis exemplos, três de motos usadas e três de motos novas ou quase. Procurou-se motos já com alguma performance e o mais possível dentro do seu orçamento. Todas têm dois cilindros, mas a arquitetura do motor é variável.
BMW F700 GS: uma opção muito equilibrada, com um motor fácil, mas potente, que não a vai desiludir. De origem o assento está a 820 mm, mas com o assento mais baixo fica a 790 mm e ainda com o kit de rebaixamento pode chegar aos 765 mm. Já não é produzida, mas há imensa oferta.
Honda NC 750X: ainda que não sendo uma verdadeira trail, tem o assento de origem a 830 mm, mas existe um mais baixo, a 800 mm do solo. É imbatível em termos de consumos, muito confortável e prática. Naturalmente que o seu orçamento não dá para uma nova, mas há muita oferta usada.
Suzuki Vstrom 650: mais uma proposta que vai diretamente ao encontro do que procura, com destaque para o seu motor incansável. Não dará para uma nova, mas há muita oferta usada. O selim, na versão normal está a 830 mm, mas há kits de rebaixamento que permitem baixar até 50 mm.
Benelli TRK 502: um verdadeiro caso de estudo pelo sucesso que tem tido. Com o seu orçamento dá quase para comprar uma nova. Uma trail versátil e muito fácil de conduzir, com o banco a 800 mm, mas pode adquirir um mais baixo cerca de 20 mm e chegar ainda melhor ao solo.
QJMotor SRT 550 On Road: mais uma proposta oriental e com nítidas semelhanças com a TRK 502, embora com um motor de cilindrada ligeiramente maior: 554cc. O seu orçamento também deve ser suficiente para comprar um exemplar praticamente novo e o assento está 795 mm do solo.
CFMoto 450 MT: a moto de perfil mais aventureiro de todas as apresentadas e de menor peso (cerca de 190 kg a cheio) e cilindrada (449 cc). Preço de venda de lançamento no seu limite (5990€), mais despesas e assento regulável a 800 ou 820 mm, consoante a posição do amortecedor traseiro. Tem sido líder de vendas nas motos acima de 125.
Notas finais
Ficam aqui seis possíveis propostas, mas existem outras, sendo que estas vão servir como ponto de partida para a sua análise, mas o mais importante é perceber com a qual se sente melhor e o que valoriza mais.
Tenha presente também as questões relativas a garantias (mesmo usadas, se compradas em stand, têm, pelo menos 18 meses de garantia), o programa de manutenção previsto, os custos de IUC (que nas motos de cilindrada superior a 750 cc passa de 63,62€ a 138,15€…
Por outro lado, vá mesmo a Avis, leve o seu marido, envolva-o na escolha e não tenha pressa em decidir, exceto se lhe fizerem lá uma proposta irresistível, o que também pode acontecer.
A altura para comprar moto é excelente: quase no fim de verão e com as marcas prestes ou já mesmo a anunciar os modelos de 2025 e há muitos proprietários que colocam à venda as suas motos nesta altura e podem surgir excelentes negócios, mas não deixe de concretizar o seu sonho!
Afinal de contas, só vivemos uma vez!