Mais um talento da “Geração Morangos”
Pode afirmar-se, com segurança, que em Portugal há um antes e um depois da série (ou várias séries, se preferirem) Morangos com Açúcar, tal o seu impacto na vida das pessoas, em especial das gerações mais jovens que se sentiam perfeitamente identificadas com as personagens e viviam a série como se fosse a representação da sua própria vida.
Em 2009 ia começar a 7.ª série e o desafio que lançaram a Lourenço era irresistível, a ponto de a Faculdade ficar para segundo plano, mas também implicava riscos e iria exigir muito do jovem Ortigão, incluindo ter de começar a estudar representação e teatro ou aprender a tocar guitarra e mesmo a cantar, tudo para se integrar melhor na personagem.
Nesta sétima série, “Vive o Teu Talento” ele é Rui Oliveira e acaba por se tornar a personagem principal ao lado da atriz Sara Matos (Margarida Bacelar), sendo que acabam por ter também uma relação na vida real.
Finda a série em 2010, o jovem e ainda pouco experiente ator mostra que tem talento, capacidade de trabalho e muita vontade de aprender e daí para a frente o mundo do espetáculo começa a ser o seu, apesar de ter apenas 21 anos de idade.
Participa na homenagem à série Morangos com Açúcar na despedida “Concerto”, segue-se em 2011 a novela Remédio Santo em que mostra bem o seu potencial: ele agora é um jovem chamado Miguel Coelho que tem um problema de saúde: é surdo. Para criar a personagem o jovem ator teve também de aprender linguagem gestual, mostrando assim também a sua dedicação e entrega à representação.
Os trabalhos sucedem-se a um ritmo alucinante e ajudam a afirmar Lourenço como um talento da sua geração: o filme de homenagem a Morangos com Açúcar, o papel de ator na novela Doida por ti, depois na novela Belmonte e em 2014 ocorre um marco muto importante na sua carreira e que o marca de forma relevante.
O jovem Ortigão participa no concurso da TVI Dança com as Estrelas. Ele dança e encanta e o resultado é a almejada vitória! Ou seja, não tem apenas talento para representar, mas também para dançar e ter em palco uma presença poderosa e carregada de magnetismo.
No ano seguinte foi convidado pela International Academy of Television Arts & Sciences para apresentar uma categoria dos Emmy Internacionais. Ou seja, o trabalho e competência do jovem ator começavam também a ser reconhecidos além-fronteiras, o que mostra bem o seu talento e que a decisão de participar no casting para os “morangos com açúcar” tinha sido uma resolução acertada e estava a dar frutos.
Papéis de relevo em A única mulher (2015-2017), A Herdeira (2017-2018), Prisioneira (2019-2020), Por ti (2022) ou A promessa, atualmente em exibição, são exemplos de como o ator continua cheio de aptidões e energia, à medida que os anos lhe trazem maturidade e experiência, sem nunca deixar de ter aquele charme e irreverência que o caraterizam.
E as motos?
Lourenço Ortigão é conhecido por ser um jovem amante do desporto, das atividades ao ar livre e até do golfe, sendo que as motos têm tido um papel importante na sua vida, apesar de ter havido um certo refreamento, causado em particular por um acidente de viação e pelas responsabilidades da paternidade, mas já lá vamos.
Enquanto motociclista é bem conhecida a sua ligação à marca britânica Triumph, algo que o próprio gosta de mostrar nas suas redes sociais, mas Ortigão é uma espécie de fã da adrenalina, sem chegar aos extremos de, por exemplo, Tom Cruise.
Na novela Belmonte vemos o ator várias vezes montado a cavalo, mas também é comum andar de moto 4 ou moto de água, tudo isto para além das motos de duas rodas, mas mesmo para quem é muito cuidadoso e atento não se pode negar que o perigo está sempre à espreita e nem mesmo uma condução defensiva pode ser suficiente para evitar todos os riscos e situações de perigo.
No dia 19 de junho de 2021 o ator sofreu um acidente de moto com alguma gravidade. Como o próprio referiu, ia devagar, com atenção e devidamente equipado, mas não foi possível evitar um automóvel que simplesmente não o viu (muitos de nós conhecem histórias destas!) e se atravessou à sua frente, sendo que o embate foi inevitável e o resultado está na foto que junto se divulga.
Ortigão acabou por decidir fazer uma espécie de “retiro sabático” em relação às motos, mais ainda porque em 2023 foi pai do bebé Vicente Blue, fruto da sua relação com a também atriz Kelly Bailey.
Deixar de andar de moto, nomeadamente após um acidente, é sempre uma decisão pessoal e nada fácil, até porque o bichinho das motos não morre, fica apenas adormecido. Deve ser algo ponderado e no caso de Lourenço foi o segundo em pouco tempo e existia o receio de que pudesse haver um terceiro, com consequências mais graves.
Como o próprio referiu em entrevista à Nova Gente:
(…) Não voltei a andar de mota. Não sei se volto. Não tenho medo nenhum, tenho é respeito pelo imprevisível e neste caso não tive culpa absolutamente nenhuma.
A dimensão solidária da vida do ator
Hoje, com 35 anos de idade, Lourenço é um ator de crédito firmados. Já mostrou diversas vezes que tem muito talento e é bem conhecido fora de Portugal, com destaque para o Brasil onde é muito acarinhado e onde já esteve a receber formação na área da representação.
Tem uma relação há vários anos com a também atriz Kelly Bailey e desse amor resultou o filho Vicente. Tudo somado, pode afirmar-se que Lourenço tem o essencial para ser feliz e pode até despertar eventuais sentimentos de inveja pelo seu sucesso. Apesar de tudo isso, Lourenço não deixa de pensar nos outros e de estar disponível para ajudar, nomeadamente em campanhas de solidariedade. Terminamos com dois exemplos.
Em parceria com a Fundação Make a Wish, cuja missão é concretizar os sonhos de crianças com doenças graves, Lourenço decidiu ajudar a concretizar o sonho de Nídia Azevedo. Uma jovem diagnosticada com cancro, que tinha o desejo de conhecer o ator e este não se fez rogado. Depois de um dia bem passado foi o próprio ator a escrever nas suas redes sociais:
“Que momento tão bom que a Make a Wish nos proporcionou! Foi incrível conhecer-te, Nídia Azevedo, assim como a tua família. Espero que tenhas gostado tanto como eu. Umas rápidas melhoras e aproveita a tua câmara nova. Não tenhas dúvidas que fizeste o meu dia mais FELIZ!”
Na fase mais complicada da pandemia causada pela Covid 19, da qual certamente não temos saudades, Lourenço decidiu ajudar. O seu restaurante ofereceu cerca de 1600 refeições a quem mais precisava. Uma forma de ser solidário e ir além das boas intenções.
Para a semana teremos mais alguém bem conhecido de todos nós, com uma estreita ligação às motos. Ficou mais popular por causa da sua “paternidade” na famosa “Lei das 125”. Já sabem que é?