O Trial das Nações realizou-se no passado fim de semana em Tolmezzo, Itália, e Portugal fez-se representar por duas equipas, uma participando, como habitualmente, no Troféu Internacional, onde estão representadas a maioria das seleções (17 equipas), à exceção dos ‘big 5’ (Espanha, Grã-Bretanha, Itália, França e Noruega), e, pelo segundo ano, também com uma formação no Challenge das Nações (8 equipas).

A novidade na formação nacional foi a aposta na juventude, preparando o futuro da modalidade ao dar esta rodagem internacional a algumas das nossas melhores esperanças, com o trio concorrente ao Troféu Internacional a ser composto por Paulo ‘Ballas Jr.’ Gonçalves, João Silva e Filipe Sá, enquanto, no Challenge, o também muito jovem Martim Garcia alinhava ao lado da veterana Rita Vieira nesta dupla mista, como obriga o regulamento desta competição.
Pela frente, os pilotos encontraram 15 zonas a percorrer por duas vezes, com um nível de dificuldade muito acima daquela a que os nossos pilotos estão habituados, com zonas de tração reduzida e elevada inclinação, que ditaram o resultado final das equipas nacionais, o 8º lugar no Challenge e o 16º posto no Troféu Internacional.
Neste contexto, os resultados acabam por não traduzir o empenho dos nossos pilotos, quase todos estreantes na competição a este nível, que corajosamente enfrentaram e superaram os obstáculos com garra e determinação. São jovens pilotos que nos enchem de esperança, rumo a um futuro promissor onde competiremos com as melhores equipas do trial mundial, que constitui o objetivo destas participações.
No Troféu Mundial a imbatível Espanha somou mais um triunfo, tanto na competição masculina como na feminina, com os Estados Unidos a ganharem o Troféu Internacional e a dupla da Noruega a vencer o Challenge.
