A Ducati Desmo450 MX fez a sua aguardada estreia no Campeonato Mundial de Motocross em Arnhem, nos Países Baixos, com Tony Cairoli, nove vezes Campeão do Mundo, ao comando. No sábado, Cairoli conquistou um sólido sétimo lugar na Corrida de Qualificação, depois de ter mantido a quarta posição durante grande parte da prova, demonstrando o potencial da nova Desmo450 MX.
No domingo, a primeira corrida não correu como esperado para Cairoli, que teve um mau arranque e acabou por terminar em décimo quinto lugar. Na segunda corrida, apesar de ter subido até à nona posição com tempos de volta competitivos, Cairoli foi forçado a abandonar devido a um problema técnico na sexta volta, quando estava a lutar pelo oitavo lugar.
Cairoli mostrou-se positivo em relação ao desempenho da nova moto, apesar dos contratempos. “Foi um excelente teste para a moto. Antes do GP, fizemos três semanas de testes entre a Holanda e a Bélgica, mas as condições da pista hoje foram muito diferentes das que encontramos nos testes. O nosso objetivo era testar a Desmo450 MX em condições extremas, e tive sensações muito positivas“, afirmou o piloto. Cairoli expressou satisfação com o sétimo lugar na qualificação e destacou as dificuldades de competir após três anos afastado dos GPs, especialmente numa pista tão difícil.
A participação no GP da Holanda faz parte do plano de desenvolvimento da Desmo450 MX, que será a aposta da Ducati no Campeonato Mundial de Motocross de 2025 e que entrará em produção, marcando a entrada da marca de Borgo Panigale no segmento off-road. A corrida em Arnhem permitiu aos engenheiros da Ducati recolher dados valiosos em condições difíceis, como as da areia holandesa, para apoiar o desenvolvimento da moto. Além disso, a Desmo450 MX competiu na configuração de 2025, em conformidade com o limite fonométrico que será reduzido de 112 para 109 dB na próxima temporada.
O programa de desenvolvimento da Desmo450 MX continuará a 31 de agosto e 1 de setembro em Castiglione del Lago, na quinta ronda do Campeonato Italiano, onde Alessandro Lupino lidera a classificação geral após os excelentes resultados na última ronda em Ponte a Egola.
Para mais informações, visite https://ducati.pt/