O Kartódromo de Castelo Branco foi palco da quarta etapa do Campeonato Nacional de Supermoto 2024, organizada pela Escuderia de Castelo Branco. A pista, que incluiu uma desafiante zona de terra digna de um Campeonato da Europa, viu Sebastián Gil (KTM) vencer as duas mangas, consolidando a sua liderança no campeonato.
Na primeira corrida, Gil superou o atual campeão, Sérgio Rego (Husqvarna), por 1,7 segundos, enquanto Eduardo Patrício (TM) garantiu o terceiro lugar a 4,1 segundos do vencedor. Afonso Cruz e Filipe Marques travaram uma luta intensa pelo quarto posto, mas um problema técnico na moto de Marques forçou-o a abandonar a corrida, também impedindo a sua participação na segunda manga. David Dias fechou o top 5, atrás de Afonso Cruz.
Na segunda corrida, Sérgio Rego teve um arranque problemático, mas conseguiu recuperar até ao segundo lugar, terminando a 4,7 segundos de Sebastián Gil, que voltou a vencer. Ricardo Silva, de regresso após lesão, completou o pódio no terceiro lugar, depois de ter ficado em sexto na primeira manga. Eduardo Patrício e Afonso Cruz completaram os cinco primeiros.
Na categoria de Mini Supermoto, David Dias (Husqvarna) dominou ambas as mangas, vencendo com margem confortável sobre Nelson Ferreira e Vasco Monteiro na primeira corrida, e sobre Nelson Ferreira e Gonçalo Ferreira na segunda. No Troféu R12, Alexandre Canarias venceu as duas corridas, acompanhado no pódio por Lourenço Vicente e João Cancelinha.
Após quatro provas, Canarias lidera o Troféu R12 com 180 pontos, seguido por João Cancelinha com 123 pontos e Gosnçalo Ferreira com 121 pontos. No Campeonato Nacional de Mini Supermoto, David Dias comanda com 190 pontos, 48 pontos à frente de Nelson Ferreira. No Campeonato Nacional de Supermoto, Sebastián Gil reforçou a liderança, agora com uma vantagem de 15 pontos sobre Sérgio Rego e 43 pontos sobre Eduardo Patrício. A competição continua em aberto na classe principal, com as próximas rondas agendadas para 15 de setembro no Estádio do Algarve e 20 de outubro no Kartódromo de Fátima.
www.fmp.pt tem mais informações disponíveis.