No passado fim de semana, o Góis Moto Clube foi o anfitrião da segunda jornada do Campeonato Nacional de Enduro 2024, que contou com a participação de renomados pilotos nacionais e internacionais. O evento teve início no sábado com o ‘4º Mini Enduro de Góis’, que marcou o arranque do Campeonato Nacional de Mini Enduro e incluiu os troféus monomarca da Beta, GasGas, Sherco e TM, assim como da ronda de abertura do Campeonato Nacional de Mini Enduro – Jetmar.
No sábado, desenrolou-se o ‘4º Mini Enduro de Góis – Paraíso do Todo-o-Terreno’, que marcou o início do campeonato para Juniores, Juvenis e Infantis, bem como para os troféus de Clássicas. O evento contou com a participação de 41 pilotos, sendo que 27 deles completaram a prova. Inicialmente, o percurso apresentava-se húmido e escorregadio, com algumas secções mais desafiadoras.
Com quatro voltas a um percurso de 22 km para Juniores e Juvenis (três para Infantis e Clássicas), cada volta incluía uma especial Cross Test e uma Enduro Test. No Mini Enduro, Domingos Cunha (Yamaha) destacou-se na classe Juniores, enquanto Simão Severino (Yamaha) conquistou a vitória na categoria Juvenis. Na classe dos mais novos, o jovem Santiago Pereira (Yamaha) saiu vitorioso entre os Infantis. Nas clássicas, Luís Guerra, Vítor Barbosa, Manuel Moura, Ricardo Mendes e Renato Lourenço triunfaram nas suas respetivas classes.
O domingo foi reservado para o ‘19º Enduro de Góis’, A segunda etapa do Campeonato Nacional de Enduro – CFL que reuniu uma lista de 190 pilotos.
Os pilotos regulares do Campeonato Nacional contaram com a presença de notáveis figuras da modalidade, incluindo membros da equipa de fábrica da Beta. Entre eles, o nove vezes Campeão Mundial Brad Freeman (detentor do título em E3), seu novo companheiro de equipa Nathan Watson e Harry Edmonson, assim como Jamie McCanney (Husqvarna). Este elenco de talentos britânicos foi complementado pelo francês Julien Roussaly da Sherco, vencedor em Santiago do Cacém, e pelo português Diogo Ventura (Beta), que embora não participe integralmente no campeonato, é uma aposta segura para os lugares cimeiros, especialmente em terreno familiar.
Neste emocionante 19º Enduro de Góis, o piloto Brad Freeman (Beta) mostrou a sua classe ao vencer na classificação geral e na classe Elite 2. Freeman enfrentou uma forte concorrência na prova, incluindo a presença de estrelas internacionais como Nathan Watson (Beta) e Julien Roussaly (Sherco). Na classe Elite 1, Jamie McCanney (Husqvarna) alcançou o 4º lugar, enquanto o piloto local Diogo Ventura (Beta) alcançou o 5º lugar.
Além das reunidas disputas nas categorias principais, outras classes como: Open, Verdes, Senhoras, Veteranos, Super Veteranos e Promoção, todas as estas categorias tiveram igualmente uma competição intensa. Destaque para as vitórias de Rúben Ferreira (Beta) na Open, Vilde Holt (Husqvarna) nas categoria Senhoras, Gil do Carmo (Honda) nos Veteranos, e Hugo Matos (GasGas) na categoria Promoção.
O evento também marcou o início de vários troféus monomarca, com Diogo Nogueira e Tony Carvalho vencedores no Troféu Beta, Bruno Freitas com a vitória no Troféu Enduro GasGas , Nuno Santos no Troféu Sherco, e Filipe Fragoso no Challenge TM Racing.
Mais informações no site oficial da FMP, pode também consultar os resultados completos do XIX Enduro de Góis em: https://site.ttcronometragens.com
O Campeonato Nacional de Enduro – CFL prossegue no fim de semana de 16 e 17 de março com a única ronda dupla do ano, em Santa Marta de Penaguião, enquanto o Campeonato Nacional de Mini Enduro – Jetmar terá a sua próxima ronda somente a 8 de junho em Tábua. Veja também Campeonatos Nacionais de Enduro: Calendários 2024.