É já neste fim de semana que o extenso areal da praia de Monte Gordo vai receber a última etapa da Taça do Mundo FIM de Corridas em Areia. Uma competição inédita em Portugal que promete trazer muitos pilotos de motos e quads ao Algarve.
A Monte Gordo Sand Experience é a derradeira prova deste ano numa nova competição da Federação Internacional de Motociclismo (FIM) dirigida a motos e quads. As provas anteriores foram em França (Touquet), dias 3 a 5 de fevereiro e na Argentina (Enduro del Verano), entre 24 e 26 de fevereiro.
Vão ser três dias de animação e não apenas de corridas, uma vez que todo o ambiente à volta da prova vai ter animação, zona de expositores, funzone…
Veja também Monte Gordo Sand Experience: 17, 18 e 19 novembro
Mais destaques da prova
Esta nova competição, disputada sob a égide da Federação Internacional de Motociclismo (FIM) e da Federação de Motociclismo de Portugal (FMP) e que conta em Portugal com a credenciada organização desportiva da equipa do Automóvel Clube de Portugal, regista a participação de pilotos de oito nacionalidades distintas estando os estrangeiros em maioria: 76 em moto (33 portugueses) e 27 em quad (9 portugueses).
O areal da praia de Monte Gordo foi o cenário escolhido para esta derradeira jornada que conta com um circuito único que se desenvolve ao longo de 5 km para a corrida de hora e meia para motos e de uma hora para quads.
Entre os cotados pilotos estrangeiros destaque, nas motos, para o líder e vencedor das duas corridas disputadas em França e Argentina, o britânico Todd Kellet, que aos comandos de uma Yamaha terá como adversário na luta pelo título o belga Yentel Martens em Honda. Do Top 5 da Taça do Mundo regista-se a presença do também belga e igualmente em Honda Daymond Martens e do francês Camille Chapeliere em KTM.
Entre os quad, onde a luta pelo título promete ser mais renhida já que a diferença entre os dois primeiros é mais curta, os cabeças de cartaz são os franceses Michel Trannin e Pablo Violet, o primeiro em Honda e o segundo em Yamaha, que se apresentam separados por cinco escassos pontos. De salientar que no Top 10 desta disciplina encontramos dois pilotos portugueses radicados em França: Nuno Gonçalves, e Paulo Fernandes, respetivamente 8º e 10º da classificação.
A participação lusa suscita enorme curiosidade já que nenhum dos mais destacados pilotos nacionais participou anteriormente em provas desta natureza.
Vindos do motocross vão estar em Monte Gordo Paulo Alberto, que compete no Brasil desde 2013 e acumula títulos nacionais nos dois países – Brasil e Portugal, Luís Outeiro que foi recentemente o representante luso na classe MXGP no Motocross das Nações e André Sérgio, vice-campeão nacional de Motocross MX1 e que recentemente foi 2º classificado na Baja Portalegre 500.
Vindos do Todo-o-Terreno estarão os campeões nacionais absoluto de moto e quad, António Maio e Luis Fernandes, ambos em Yamaha e o campeão Júnior Moto João Duarte em Honda.
A Monte Gordo Sand Experience conta ainda com a participação feminina da francesa Mathilde Denis, em Honda, e da belga Amandine Verstappen, em Yamaha, nas motos e da francesa Nathanaelle Abgrall, em Yamaha, nos Quad.
Participação da Equipa CFMOTO / MOTOS nos Quads
Depois do resultado positivo na na Baja 500 Portalegre eis que a CFMOTO e a MOTOS voltam a correr juntas aos comandos dos Quad CFORCE 1000.
Desta vez a CFMOTO tem como piloto Tiago Gomes (pluri-campeão nacional de QX) e o jornalista Domingos Janeiro continua em representação da MOTOS.
A previsão meteorológica é favorável para os três dias da prova e as entradas são gratuitas pelo que estão reunidos os principais ingredientes para que seja um evento memorável e com muito público, incluindo espanhóis.