Os dias 29 e 30 de setembro e 1 de outubro conheceram a ronda portuguesa de SBK, em Portimão, e foi uma verdadeira montanha-russa de emoções nos três dias, tal como refere Andrea Dosoli da Yamaha Europe:
Foi um grande fim de semana para a Yamaha com três vitórias e vários pódios distribuídos pelas três classes.
O sol do final de setembro trouxe um grande público a Portimão, que assistiu a uma das melhores corridas da história moderna do desporto motorizado. Foi impressionante ver mais de 50.000 espetadores realmente envolvidos na luta entre Álvaro e Toprak.
Em geral, a R1 funcionou bem em Portimão, com um desempenho muito bom nas ‘flying laps’ e nas corridas longas. Foi um resultado fantástico na Superpole Race, com três R1 nas quatro primeiras posições. Isto deveu-se às caraterísticas da moto, bem como ao trabalho árduo efetuado pelas equipas e, especialmente, pelos nossos pilotos. Os meus parabéns a Niccolò Bulega por garantir o Título Mundial do WorldSSP e à Ducati pelo Campeonato de Construtores tanto no WorldSSP como no WorldSBK.
Veja também SBK em Portimão: tudo pronto
Mais impressões de Andrea Dosoli:
Toprak deu tudo por tudo durante todo o fim de semana, especialmente no domingo, e não se deve arrepender. Acho que foi a melhor pilotagem que já vimos de Toprak. Não cometeu erros em nenhuma das três corridas, utilizou todo o potencial da sua R1 em todas as voltas e foi claramente o melhor piloto em pista.
Ele perdeu a vitória apenas devido às dificuldades no Sector 4, principalmente a velocidade da curva e a aceleração à saída da mesma. Em cada volta, conseguiu recuperar o tempo perdido no último sector com um desempenho fantástico nos outros três sectores, cada ultrapassagem foi uma aula de mestre!
A corrida 2 foi tão intensa para todos e no parque fechado ninguém conseguiu disfarçar as suas emoções. As lágrimas estavam estampadas nos rostos de quase todas as pessoas de azul, incluindo os pilotos.
Nunca esqueceremos esta corrida. De certeza que foi a melhor que já vi na minha vida (…)