Aquando da 7.ª edição do Portugal de Lés-a-Lés off-road (LaL) aproveitei a oportunidade para estrear algum equipamento, mais precisamente um capacete, respetivos óculos e ainda umas luvas, tudo da marca italiana ProGrip, representada no nosso país pela Multimoto.
A popular marca, fundada em 1961 por Franchi Ferruccio, durante muito tempo, foi conhecida no nosso país sobretudo pelos excelentes punhos e pelos óculos (goggles) para todo-o-terreno, mas a Plastics Cassano s.r.l. decidiu expandir o negócio e dedicar-se também à produção de capacetes, equipamentos completos (calças, jerseys…), luvas, proteções (joalheiras, proteções para as mãos) …
A avaliar pelo resultado destes mais de 2.000 km do LaL e algum uso posterior que fiz com esse equipamento… ainda bem que alargaram o leque de escolhas e, melhor ainda, continuam a produzir em Itália!
Desculpem se bato tantas vezes nesta tecla, mas a produção na Europa garante empregos, ajuda as economias comunitárias, poupa em custos de transporte, garante a produção com normas ambientais e de segurança e, além de tudo isso, não se transfere know-how para países em que a democracia é uma miragem…
Capacete 3150-127 branco e vermelho
A escolha de um capacete é algo muito pessoal não apenas pela questão dos tamanhos, do formato das calotas, dos preços, mas também dos gostos pessoais e do uso a que destina.
A Multimoto deu abertura para a escolha e a opção por esta decoração foi por ser alegre e bastante visível, além de que não tão sensível ao calor. Por outro lado, já tinha recolhido alguma informação e sabia que era relativamente leve, mesmo sendo de fibra de vidro (cerca de 1300 g) e ventilava bem, algo que se agradece depois de muitas horas em cima da moto, mais ainda fora do asfalto onde a exigência física é maior.
Mostrou ser um bom companheiro de aventuras, fácil de retirar e colocar, sendo que o formato da calota no tamanho XL me assentou… como um capacete!
Apenas o usei uma manhã antes do LaL para lhe fazer alguma “rodagem” e chegou ao final da maratona intacto, embora com uma quantidade de sujidade que metia medo, mas era previsível. Tive ainda o cuidado de verificar previamente o aperto de todos os parafusos e de facto um lateral da pala estava bastante largo. Era quase garantido que não chegaria ao final sem o perder.
O interior desmonta-se com muita facilidade, tal como a pala e mesmo a peça dianteira que cobre o pequeno filtro sai com a ajuda de uma pequena chave de estrela. Depois de tudo lavado e sequinho, efetua-se a montagem direi que está pronto para outra!
Resumindo, a apreciação é muito positiva. Sobre o preço final não tenho informação pelo que a melhor solução passa por contatar um dos agentes da marca. Nota menos para o facto de não vir acompanhado com toda a informação sobre o mesmo também em Português.
Óculos 3450-288 vermelho e cinza
Os óculos para o fora de estrada (também podem usar a expressão inglesa goggles) são um elemento crucial de segurança e conforto quando circulamos em TT, mais ainda num evento desta natureza em que acabamos por ultrapassar e/ou ser ultrapassados várias vezes ao longo dos dias.
Há pó (muito), projeção de detritos por outras motos, eventuais contatos com vegetação, sol de frente… ou seja, uma diversidade gigante de possíveis cenários e obstáculos que podem colocar em causa a nossa visão e relembro que cerca de 80% da informação que recebemos nos chega por essa via.
Deixei ao critério da Multimoto e escolha dos óculos porque sabem perfeitamente a utilização que é feita nestes dias e o resultado foi o esperado!
Não só tiveram o cuidado relativo a uma cor que tivesse algo a ver com o capacete (podem dizer pandã), como enviaram uns óculos em que a lente é sensível à luz (light sensitive), além de ter um tratamento especial para combater o embaciamento, outro perigo para quando andamos de moto. Ambos os sistemas mostraram que resultam!
Resisto à tentação de, quando bastante sujos, tentar fazer a limpeza com a luva porque o risco de limpar a lente é enorme. Mais vale parar e usar um lenço de papel que nos deve acompanhar sempre (eu trago um pacote na mochila).
No final de cada etapa aplico sempre um pouco spray do tipo “limpa vidros” por dentro e fora e está pronto para o dia seguinte. Não é agressivo para a lente e a limpeza é perfeita.
No final de tudo, desmontei a lente (já tem marcas minúsculas de utilização) e lavei os óculos, mas manualmente que as 3 camadas de esponja são demasiado sensíveis para a máquina de lavar. Nota mais ainda para as faixas interiores de silicone na zona do elástico que garantem um ótimo agarre ao capacete.
Portanto, também aqui o resultado foi bastante positivo e vou encomendar mais umas lentes iguais para ter de reserva. O processo de montagem da lente não é difícil, mas pode demorar algum tempo. É mais questão de jeito… e paciência!
Sobre o preço, a recomendação é a mesma. Vejam junto dos agentes que comercializam a marca.
Luvas PG4012 titanium
Mais uma boa surpresa. Apenas pedi que fossem de um tamanho grande para me “assentarem como luvas”, ou seja XXL, e que, se possível, viessem com proteções em carbono para os nós dos dedos já que considero ser uma região das mãos muito exposta e que sofre muitos embates no enduro mais técnico. São muito usadas na modalidade supermotard, mas também aqui podem ser uma mais-valia.
As proteções são semirrígidas o que significa que continuam a garantir mobilidade da mão sem que se desloquem demasiado, nem fiquem demasiado presas a ponto de se tornarem desconfortáveis ou mesmo dolorosas.
Cumpriram com o exigido ao longo de todos os dias e só mesmo no último começaram a surgir as primeiras marcas na palma das mãos, causadas pelo uso prolongado de 7 ou 8 horas diárias agarradas aos punhos da moto!
Tenho a sorte de não transpirar muito das mãos, mas aqui há sempre concessões. Se forem mais fechadas e com proteção adicional é natural que a transpiração seja maior e vice-versa, pelo que aposta é tentar encontra o equilíbrio, algo que foi conseguido nestas PG4012. Hidratar as mãos no final de cada dia também ajuda. Eu gosto de o fazer.
As costuras chegaram intactas (embora no final já nem se sabia bem de que cor eram as luvas), tal como toda a estrutura das mesmas, nomeadamente a estrutura de velcro que garante o ajuste no punho.
Foi só proceder a uma lavagem na máquina, a uma temperatura baixa, tipo 30°, e estão prontas para mais aventuras!
Resumindo, a avaliar pela minha experiência, os produtos que testei da marca ProGrip passaram no teste com distinção e fazem jus ao lema da marca: The race passion company! Que podemos traduzir por algo como: A empresa apaixonada pela competição!
Texto: Pedro Pereira