fbpx
  • Revista Carros
  • Revista Motos
  • MotoSport
  • Moto Mais
  • OffRoad Moto
  • Mundo Náutico
  • Calibre 12
revistamotos.pt
  • Notícias
  • Crónicas
  • Competição
  • Dossiers
  • Vídeos
  • Mototurismo
  • Testes
  • Revistas Digitais
  • Assinaturas
  • PROJETO VVE
Sem resultados
Ver todos os resultados
revistamotos.pt
  • Notícias
  • Crónicas
  • Competição
  • Dossiers
  • Vídeos
  • Mototurismo
  • Testes
  • Revistas Digitais
  • Assinaturas
  • PROJETO VVE
Sem resultados
Ver todos os resultados
revistamotos.pt
Sem resultados
Ver todos os resultados

Crighton CR700W tem motor rotativo

Redação Por Redação
11 Fevereiro, 2022
em Notícias
0
ADVERTISEMENT
Share on FacebookShare on Twitter

São vários os exemplos de motos que tentaram popularizar os motores rotativos nas motos. Os Wankel foram trazidos para a ribalta pela Suzuki RE5 ou Hercules W2000, todavia foi a Norton nos anos 1980 a 1990 que acabou por popularizar este tipo de motor. É precisamente aqui que entra em destaque a nova Crighton CR700W.

Os “rotary” de 588 cm³ da Norton conquistaram títulos britânicos de Superbikes entre 1989 e 1994, com Steve Spray, Trevor Nation e Ian Simpson, e uma memorável vitória em 1992 no Senior TT, da Ilha de Man, com Steve Hislop aos seus comandos.

O engenheiro Brian Crighton foi o cérebro por detrás destes motores rotativos e, agora, o seu próprio nome aparece inscrito nas próprias motos. Nesse sentido, a Crighton CR700W parece-se muito com a última Norton rotativa, a NRV588. Provavelmente, esta é a moto de motor rotativo mais potente que já surgiu até o momento.

Trata-se de um sistema com propulsor de rotor duplo, com uma cilindrada total de 690 cm³, projetado por Crighton para a Rotron Power, que fabrica uma variedade de motores Wankel para uso em veículos distintos, como aviões, drones e outras aplicações.
Com uma potência máxima de 220 cv às 10.500 rpm este motor, com apenas três partes móveis mede 34 cm de comprimento e 24 de diâmetro, e pesa 24 kg, que sobem para 43 kg quando lhe é acoplada uma transmissão.

O quadro segue o mesmo design da Spondon dos modelos dos anos 1990, e é fabricado em liga, enquanto a carenagem, que replica a das NRV588, é produzido em fibra de carbono, fator que contribui para o peso de apenas 129,5 kg.

As rodas Dymag em fibra de carbono ajudam a manter a massa não suspensa em valores baixos. A suspensão tem duas opções, e pode ser assinada pela Öhlins ou pela Bitubo. Os travões são Brembo monobloco. Sem surpresas, o preço deverá ser de 110.000 euros.


Tags: Crighton

RELACIONADOS

VMoto tem campanha que permite poupar até 2700 euros em veículos elétricos
Notícias

VMoto tem campanha que permite poupar até 2700 euros em veículos elétricos

A Vmoto, marca elétrica líder de mercado em Portugal há mais de três anos consecutivos, acaba de lançar uma...

Por Redação
26 Julho, 2025
Vespa vai comemorar 80 anos em Roma em junho de 2026
Notícias

Vespa vai comemorar 80 anos em Roma em junho de 2026

Em 2026, a Vespa completará 80 anos e celebrará este marco em Roma, entre os dias 25 e 28...

Por Redação
25 Julho, 2025
Ducati Desmo450 MX chega aos concessionários europeus
Notícias

Ducati Desmo450 MX chega aos concessionários europeus

Desenvolvida em competição para levar o ADN de corrida da Ducati para fora do asfalto, a nova Desmo450 MX...

Por Redação
25 Julho, 2025
História – Morbidelli – Renascer das cinzas
Notícias

História – Morbidelli – Renascer das cinzas

A primeira marca a sagrar-se Campeã do Mundo de Velocidade sem ser fabricante de motos em série, a Morbidelli,...

Por Redação
25 Julho, 2025
Próximo Post
Novos carregadores de bateria da Shido já à venda em Portugal

Novos carregadores de bateria da Shido já à venda em Portugal



ADVERTISEMENT
  • FICHA TÉCNICA
  • POLÍTICA DE PRIVACIDADE
  • TERMOS E CONDIÇÕES DE UTILIZAÇÃO
  • ASSINATURAS
  • CONTACTOS

Copyright © 2023 - revistamotos.pt

Sem resultados
Ver todos os resultados
  • Notícias
  • Crónicas
  • Competição
  • Dossiers
  • Vídeos
  • Mototurismo
  • Testes
  • Revistas Digitais
  • Assinaturas
  • PROJETO VVE

Copyright © 2023 - revistamotos.pt