Sob condições ideais, Gouveia foi palco de um grande espetáculo da modalidade, este sábado, com a disputa da sexta e última etapa do Campeonato do Mundo FIM de Trial.
Mais de 70 pilotos distribuídos por quatro categorias enfrentaram as zonas de obstáculos, delineadas no centro e nas imediações da cidade, com Toni Bou a reforçar em Portugal o seu estatuto de verdadeira lenda da modalidade.
O piloto da Repsol Montesa Honda, de 34 anos, venceu a derradeira prova da temporada, com um total de 20 pontos no final das duas voltas ao percurso, deixando o seu grande rival Adam Raga (TRRS) no segundo lugar, com 24 pontos.
O pódio do TrialGP em Gouveia ficou completo com outro espanhol, Jaime Busto (Vertigo), que somou 26 pontos no final da prova. Foi o 15.º título mundial de TrialGP para Toni Bou, que tem agora no currículo um total de 29 Campeonatos do Mundo de Trial (15 outdoor e 14 indoor).
No Campeonato do Mundo feminino (TrialGP Women), Emma Bristow (Sherco) e Laia Sanz (Gas Gas) chegavam a Gouveia separadas por apenas um ponto, mas a espanhola foi mais forte sob pressão e sagrou-se campeã do Mundo ao vencer a ronda portuguesa, na frente da compatriota Berta Abellán (Vertigo) e de Bristow. Laia Sanz, uma das mais multifacetadas pilotos espanholas, conquistou assim o seu 14.º título mundial de Trial.
A categoria Trial2 foi ganha em Gouveia pelo italiano Lorenzo Gandola (Beta), na frente do francês Alexandre Ferrer (TRRS) e do novo campeão do Mundo, o britânico Toby Martin (TRRS), que assim bateu o compatriota Jack Peace (Sherco), que foi apenas sétimo em Gouveia. Na Taça do Mundo de Trial2 Women, a italiana Andrea Sofia Rabino (Beta) confirmou um título há muito anunciado, e venceu também em Gouveia, na frente da compatriota Sara Trentini (Vertigo) e da britânica Kaytlyn Adshead (TRRS).
Destaque para as três pilotos portuguesas que competiram na derradeira prova da Taça do Mundo, com Rita Vieira (TRRS) a conseguir o 13.º lugar, logo seguida por Mariana Afonso (Gas Gas), com Leonor Moreira (Gas Gas) a terminar no 16.º posto.