Lançada em 2015 com o objectivo de proporcionar uma condução desportiva e divertida em estrada, cuja alma é o motor 999cm3 da anterior GSX-R1000, a GSX-S1000 sofre a agora a sua primeira evolução.
Este novo modelo pretende melhorar o prazer na condução, proporcionando uma maior agilidade, controlo e potência, enquanto cumpre com a exigência das normas EURO 5.
A marca trabalhou arduamente sobre o motor da versão anterior, conseguindo assim cumprir com a exigente norma EURO 5, mas assegurando um aumento de potência e uma curva de binário mais linear e equilibrada desde as baixas rotações e durante todos os regimes de utilização.
A renovada estética faz jus ao lema “The Beauty of Naked Agression*” (A Beleza da Agressividade Naked) que reflecte ainda a beleza de uma agilidade única e um superior controlo e a beleza de um motor agressivo mas, de elevada performance e grande fiabilidade.
O modelo passa a contar com o SDMS (Sistema de Condução Inteligente Suzuki) que é composto por: novo acelerador ride-by-wire; controlo de tração dinâmico (5 modos + Off); seletor de modos de potência (3 modos); quick Shift bi-direcional; assistente a baixa rotação; arranque fácil Suzuki.
Mas há muito mais novidades, como o motor Euro 5 mais potente e com binário mais linear, embraiagem deslizante, nova iluminação Full LED, novo desenho do sub-quadro traseiro, agora mais fino, novo desenho do guiador que confere uma posição mais direita, novo depósito de combustível com 19 litros de capacidade e novo painel de instrumentos LCD com imagem GSX-S1000. O modelo vai estar disponível em Portugal a partir do mês de Julho de 2021 com um preço de venda ao público a anunciar brevemente e em três cores.