A última novidade no mercado das scooters de Grande Turismo Premium, a Daelim XQ1 125 D, acaba de concluir em Espanha um longo teste de imprensa de 10.000 km com grande êxito.
Para além de não apresentar nenhum problema mecânico durante o teste, o navio-almirante da marca coreana não registou desgastes mecânicos que se aproximem do limite de serviço na revisão final dos seus principais componentes mecânicos (grupo térmico e transmissão) e sistema de travagem, o que comprova a sua grande robustez e fiabilidade.
Ainda que tenha sido utilizada em larga medida como meio de mobilidade urbana, com a Daelim XQ1 também se visitaram diferentes pontos de venda Daelim de norte a sul do país vizinho, demonstrando ser uma scooter perfeita para se desfrutar também fazendo turismo (inclusivamente a dois), apesar da sua modesta cilindrada de 125 cc. Nestes 10.000 km percorridos registou um contido consumo médio de somente 3,36 l/100 km.
Para além da sua estética atrativa, a Daelim XQ1 conta com tecnologia de última geração, de quem nem todas as scooters GT Premium se podem gabar. São os casos da chave inteligente, que permite colocar em marcha o veículo sem ter de a retirar do bolso e com as luvas postas, ou a iluminação Full LED, incluindo a dupla ótica.
No que respeita a equipamento, a Daelim XQ1 125 D está muito bem dotada, com um amplo compartimento para o capacete integral sob o assento, entrada de corrente USB, para-brisas alto e um completíssimo painel de instrumentos que combina um velocímetro analógico com um ecrã digital retro iluminado em diferentes cores.
A sua mecânica também é excecional, já que emprega um propulsor refrigerado por água e alimentado por injeção eletrónica com distribuição por dupla árvore de cames (DOHC) e 4 válvulas, que a converte na mais avançada tecnologicamente da sua categoria.
Outro pormenor que se destaca na Daelim XQ1 é a sua segurança ativa, dispondo de um sistema de travagem baseado em discos de grande diâmetro nas suas jantes de 15 e 14 polegadas, com modulador ABS de dois canais independentes a cargo do especialista alemão Bosch, na sua última geração 9.1.
A Daelim fez um grande trabalho na posição de condução da XQ1: não só resulta muito confortável e não cansa o condutor em viagens de longo curso, como demonstrou no teste, mas também oferece uma altura do assento contida de apenas 737 mm (versão XQ1 com plataforma plana para apoiar os pés), o que a converte numa scooter muito acessível para os utilizadores de menor estatura. Ao não superar os 125 cc, a XQ1 é a opção ideal para os utilizadores com carta B (automóvel) e mais de 25 anos que queiram estrear-se no mundo das motos sem nenhum trâmite adicional.
Como em todos os produtos desta marca coreana, a Daelim XQ1 combina a máxima qualidade com um preço acessível: 3.495 € (impostos incluídos), nas cores cinzento e negro.