4 – BMW R62
Preço base de licitação: 52000 Dólares
Neste levantamento não podia faltar uma moto do construtor bávaro… e que moto! A R62 representa um marco importante na história da marca e do motociclismo e tem todo um historial magnífico por detrás, associada a uma reputação de fiabilidade e de ser ótima para viajar ou usar para competição.
Como se não bastasse, foram construídas apenas 4355 unidades e apenas nos anos de 1928 e 1929. Ou seja, uma verdadeira raridade, mais ainda se estiver completamente restaurada.
É perfeitamente possível que existam alguns exemplares no nosso país, onde há muitos apaixonados por motos clássicas. Porém, é garantido que se trata de uma moto bastante rara e o seu valor de base de licitação em leilão reflete isso mesmo.
3 – Harley-Davidson VR1000
Preço base de licitação: 90000 Dólares
Eis que nos chega uma moto do construtor de Milwuakee e o facto de aparecer com roupagens de competição mostra bem que se trata de uma moto muito especial, até pelo número de unidades produzidas: apenas 55 e no final da década de 80, início da de 90!
Numa das suas várias incursões pelo mundo da velocidade a Harley-Davidson lançou esta espetacular VR1000, destinada a competir no AMA Superbike Championship. Mais do que os resultados propriamente ditos, esta raridade, pintada metade vermelho e metade preto, é a prova viva de que o construtor também consegue criar motos que são puras superbike.
É provável que não exista, infelizmente, nenhuma no nosso país. Mesmo nos Estados Unidos são muito cobiçadas pelos Harlistas e raras. A existir alguma por cá é quase como encontrar um unicórnio e se estiver em estado de concurso o seu valor pode ser bem superior à base de licitação deste exemplar.
2 – Marsh-Metz
Preço base de licitação: 92000 Dólares
Ninguém vai ficar escandalizado se não conhecer esta marca de motos. Nesse caso aproveite a oportunidade para melhorar a sua cultura motociclística. Fica já a saber que, em 1899 Charles H. Metz usou pela primeira vez o termo “motor cycle”. Da junção do seu génio criativo ao do designer David Marsh nasceu a Marsh-Metz.
Se não fosse por mais nenhum motivo, só o facto de ter sido a primeira marca norte-americana a desenvolver um motor V-Twin a 90° já era suficiente para a imortalizar, mas há mais, incluindo a transmissão final por correia.
Desconheço a existência de alguma em Portugal e admito que a possibilidade seja remota, mas se tal acontecer, apesar do seu aspeto de bicicleta, ter uma Marsh-Metz destas é fazer parte da história do motociclismo e a sua raridade e valor no mercado reforçam isso mesmo.
1 – Vincent Black Shadow Series D
Preço base de licitação: 93625 Dólares
Terminar esta contagem com uma Vincent é algo previsível, mas o facto de ser uma Black Shadow Series D vem ainda reforçar o caráter exclusivo e único desta moto, o que ajuda a explicar que encabece esta série de 10 motos.
Uma moto intemporal, de mais um construtor britânico que acabou por desaparecer, com luxo, sofisticação, tecnologia e um historial incrível, nomeadamente em provas de velocidade nos Lagos Salgados de Bonneville, em 1948, onde atingiu velocidades bem superiores aos 200 km/h que a versão de estrada Black Shadow era capaz de atingir.
É natural que existam algumas Vincent, sendo ou não Black Shadow no nosso país. Os seus felizes proprietários sabem perfeitamente que têm motos praticamente únicas e que numa eventual venda não vão faltar interessados endinheirados, dentro ou fora de Portugal para adquirir uma moto verdadeiramente premium.