8 – Honda RC30
Preço base de licitação: 29639 Dólares
Mais uma Honda e também tetracilíndrica, mas completamente diferente da anterior até na arquitetura do motor, em que, para muitos de nós, basta um simples olhar para ficar apaixonado.
A RC 30, também designada por VFR750R, é uma moto incrível e a sua estética faz-nos sonhar e imaginar como será conduzir uma, talvez até ao lado de Fred Merkel, que se sagrou campeão de Superbike em 1988 e 1989.
É possível que existam algumas no nosso país e até a circular, mas serão sempre verdadeiras joias, pela raridade, pelo pedigree desportivo, pelo monobraço traseiro… conhecedora da importância deste pedaço de história a própria Honda lançou o programa “RC30 Forever”, criando peças específicas para restaurar esta moto maravilhosa e à qual é impossível ficar indiferente.
7 – Ducati 916
Preço base de licitação: 31352 Dólares
Mais uma moto da casa de Borgo Panigale e que, para muitos, é considerada por muitos como a “Moto mais Bela do Século” e não é difícil perceber porquê. Basta olhar, seja em que perspetiva for.
A genial criação de Massimo Tamburini viu partir o Mestre em 2014, mas vai ficar para sempre na história, seja pela sua estética, seja também pelo seu historial desportivo, nomeadamente pelas mãos de Carl Fogarty, bem na linha da sua antecessora 888.
Existem vários exemplares no nosso país e, por vezes, até se avista algum, mas é inquestionável que um exemplar em estado de coleção será uma moto rara, que conserva o seu valor e até o vê aumentar à medida que os anos passam.
6 – Norton Manx 30M
Preço base de licitação: 35650 Dólares
Mais uma moto verdadeiramente especial, sendo que esta é oriunda das terras de Sua Majestade, numa altura em que indústria motociclística inglesa ajudava a ditar as regras e a ameaça japonesa ainda não tinha chegado.
A Norton Manx 30M é uma moto verdadeiramente singular, com apenas um cilindro, mas capaz de prestações arrebatadoras e com um pedigree fenomenal, muito alicerçado no nome do eterno Mike Hailwood (Mike the Bike) e nas corridas da Ilha de Man.
Esta charmosa e pura cafe racer será difícil de encontrar no nosso país, o que não significa que não existam algumas, mas a verdade é que se trata de uma moto exótica, copiada e replicada por tantas outras, mas quase inimitável.
5 – Suzuki GSX-R750RK
Preço base de licitação: 38146 Dólares
Sensivelmente da mesma altura que a RC tem também uma estética arrebatadora, mas é ainda muito mais rada que a Honda por uma razão óbvia: o número de unidades produzidas! Na Honda terão sido cerca de 5.000, neste caso apenas 500!
Uma verdadeira superbike, apenas matriculada por questões de homologação em que os 120 cv e uma velocidade máxima de cerca de 250 km/h eram, no final da década de 80, um valor verdadeiramente assombroso de uma moto intemporal.
Encontrar um exemplar desta moto em Portugal, mais ainda em excelente estado, deve ser tarefa complicada, mesmo que não chegue a ser como procurar uma agulha num palheiro. Com a raridade que tem, está assegurada a sua valorização futura.