Estamos em dezembro. Multiplicam-se as iniciativas de responsabilidade social e de compromisso com o apoio aos outros, em especial os que mais necessitam.
Os motociclistas, como tantas vezes ocorre, também não são insensíveis a estas causas e dentro das suas capacidades também não ficam indiferentes. Assim, o passeio de pais natais e entrega de prendas a crianças já se tornou um clássico na cidade do Rio Sado e há muitos outros similares, espalhados pelo país. Este é apenas um bom exemplo!
Desfile Solidário
Assim, sob direção do Moto Clube Setúbal, vai realizar-se mais um desfile pelas principais artérias da cidade. Homens e mulheres (sim, também há mães Natal e giras, por sinal) vão, mais ou menos trajados a rigor, a um cortejo que é muito mais que apenas um passeio de moto.
A razão de ser desta festa é aquilo a que Fernando Pessoa escreveu no seu poema “Liberdade“: o melhor do mundo são as Crianças! São elas o motivo desta celebração! O seu sorriso vale todo o trabalho de organizar, comprar, embrulhar e entregar prendas…
Ainda por cima, existe a forte possibilidade de ocorrer precipitação nesse dia, mas isso não é motivo para desmotivar quem quer ajudar. Acresce que a própria Direção é a primeira a assumir que não é possível chegar a todas as crianças necessitadas, por muito que se deseje, afirmando:
“Gostaríamos imenso de passar em todas as ruas da Cidade de Setúbal, em todas as Coletividades de Setúbal e não deixar uma única criança de toda a Cidade sem receber uma prenda. Mas infelizmente não temos capacidade financeira e uma Sede com espaço para tal.”
Outra coincidência nesse dia
O ponto de encontro e de partida é a Sede do Moto Clube, bem no centro da cidade, estando marcado para as 14:00 a hora de início. É algo que não pode ser alterado, até porque envolve autorizações e a presença da PSP. Ou seja, é ir ou não ir, sem meio termo!
Este comentário vem a propósito do facto de, a partir das 15:00, a nossa Seleção ir jogar os quartos de final do Mundial do Qatar contra Marrocos!
Se tivéssemos perdido contra a Suíça, nada disto iria acontecer, mas felizmente que ganhámos e podemos voltar a ganhar outra vez agora! Pelo menos acreditamos nisso!
Se a estrelinha da sorte estiver do nosso lado certamente que estes pais e mães natais vão poder ver o jogo em diferido com a certeza de que já deram o seu contributo para um bem maior e vão celebrar de forma ainda mais efusiva!
Caso tenhamos que saborear o amargo sabor da derrota… talvez não valha a pena ver o jogo. Basta ficarem com a certeza que estiveram a ajudar e que o vosso exemplo pode ser seguido por muitas outras pessoas, sejam ou não motociclistas.
Citando, uma vez mais, o Moto Clube de Setúbal:
“SOMOS PATRIOTAS, apoiamos a NOSSA Seleção, mas não iríamos conseguir estar bem em alterar a data do Desfile e defraudar centenas de crianças que aguardam ansiosamente por este dia.”
Texto: Pedro Pereira
Imagens: Moto Clube de Setúbal