Motor de três cilindros, equipamento de primeira qualidade, sensações para levar a sério e um preço que vai deixar a concorrência à beira de um ataque de nervos. Assim se apresenta a nova Zontes 703F. Uma moto pensada para desfrutar no asfalto, mas que abre as portas a pontuais aventuras fora de estrada e que te vai fazer pensar duas vezes antes de gastares mais. Depois de a testar, não te admires se deres por ti a pensar “e porque não”?

POR Domingos Janeiro • Fotos Paulo Calisto
A Zontes continua a mostrar trabalho e um grande esforço e empenho em fazer modelos cada vez melhores e mais enquadrados ao gosto europeu. Não só no que ao motor diz respeito, mas também pelo preço com que se apresenta no mercado e, por último, por todos os argumentos com que nos brinda desde a estética, ciclística e tecnológica. Um conjunto que nos prende de imediato a atenção, fácil de explorar, sem complicações, mas com um carácter forte e vincado que agradeces quando te apetece ir mais além. Mas a nova 703F não é apenas a primeira moto acima dos 500 cc da Zontes, é uma clara declaração de intenções por parte da marca asiática.
Um incentivo constante
Aqui não há meias medidas! O motor é um triciclíndrico de 699 cc, com 95 cv de potência (ou 47 cv no caso da versão limitada A2), componentes de alta qualidade e um preço imbatível de 7999€.

O motor brinda-nos com uma incrível energia desde muito cedo, com uma curva de binário muito linear e um binário de 76 Nm às 7500 rpm. Cambota desfasada a 120º, refrigeração líquida e dois modos de condução para que possas optar se preferes um estilo de condução mais tranquilo ou mais enérgico. Muito importante é também saber que durante os primeiros 1000 km, a centralina limita as rotações às 7000, para poupar o motor. Pormenores que agradecemos e que refletem o cuidado que a marca tem com os seus modelos.

A parte ciclística retém a nossa atenção. Contamos com um quadro que é uma dupla trave de alumínio, sub-quadro igualmente de alumínio, suspensões Marzocchi ajustáveis e travões J. Juan com pinças radiais. Em estrada, o seu comportamento cumpre mas sentimos falta de ajustes nas suspensões mais firmes, mas o conjunto funciona muito bem. Fora de estrada mostra-se divertida e até ágil, tendo em conta o seu tamanho. Se o terreno se complica, temos sempre a segurança extra da proteção de cárter em alumínio para ajudar a proteger o motor e coletores. A altura do assento ao solo é de uns acessíveis 845 mm que nos permite apoiar sem dificuldade ambos os pés no chão. A posição de condução é confortável, mas quando rodamos de pé sentimos escorregar um pouco a zona do depósito e o próprio assento. Mas não esqueçamos que esta não pretende ser uma moto com pura vocação off road!

No entanto, é uma aventureira de mão cheia. O ABS e o controlo de tração podem ser totalmente desconectados (o ABS apenas pode ser desconectado na roda traseira) para nos permitir desfrutar ao máximo no off-road. As jantes são de raios laterais, tubless, de 21” na frente e 18” atrás, equipadas com pneus Michelin Anakee Adventure, uma combinação que se mostrou muito acertada para aqueles que almejam um pouco mais que apenas os passeios de domingo.
Bem equipada
No que diz respeito a equipamento, mantém-se dentro do que já nos habituou, que é como quem diz, muito completa e competente. O painel de instrumentos é um amplo TFT de 5”, com cinco modos de visualização, conectividade com os smartphones e efeito espelho, câmaras HD na frente e atrás, punhos aquecidos, para-brisas elétrico, proteções de mãos com piscas integrados, chave inteligente, bateria de lítio e sistema de monitorização da pressão dos pneus (TPMS). É verdade, tudo isto é equipamento de série!

Se o que gostas mesmo é viajar, a Zontes 703F também pode ser a solução, já que está equipada com um depósito de combustível com 22 litros de capacidade e para os mais poupados, pegando no exemplo dos 5 litros de consumo por cada 100 km, significa que podemos ter uma autonomia que ronda os 440 km.

No entanto, com o entusiasmos facilmente fazemos cair essa autonomia… tudo depende da nossa relação com o punho direito. Por falar em viajar, aproveitando o lançamento da nova 703F, a Zontes oferece a possibilidade de comprarmos um kit completo de acessórios composto por crash bar, faróis auxiliares, mala traseira de 45 lt e malas laterais de 35 lt por apenas 1250€. Com este kit e o para-brisas de ajuste eletrónico ficas preparado para dar uma volta ao mundo…
Uma boa base
Esta Zontes 703F faz uma estreia em grande estilo no nosso mercado e vem melhorada face às versões “protótipo” e de pré-produção que fomos acompanhando. Uma dessas melhorias é ao nível do silenciador, que embora mantenha as dimensões generosas, conta com uma proteção que refina os acabamentos e a aproveitar o espaço na parte traseira, no lado esquerdo, temos um compartimento para pequenos objectos e ferramentas, com tranca, que se mostra muito prático. Muito equilibrada em termos estéticos, de ciclística, tecnologia e motor, há alguns aspectos que podem, no entanto, ser melhorados numa próxima atualização. A caixa com quick shift de série apresenta um funcionamento brusco e algo “duro” com um tacto não muito suave e apenas para passar de caixa, obrigando-nos a recorrer à embraiagem nas reduções.

O motor, que é muito enérgico, brinda-nos com uma entrega de potência que peca pela falta de suavidade, mas como em tudo na vida, é uma questão de habituação e é também uma questão de ajuste da injeção que numa próxima atualização deverá ser tido em conta. A frente da Zontes 703F sente-se um pouco solta e vaga e o travão dianteiro apresenta um início de curso desprovido de qualquer ação, sendo necessário apertar mais a manete direita para depois sentirmos a mesma a atuar. O centro de gravidade é um pouco alto, que torna pouco lesta a nova trail asiática. No entanto e em jeito de balanço, a nova 703F é uma opção com a qual as rivais pouco podem competir, dados os fortes argumentos que apresenta, atendendo aos 8000€ que custa. Esta é uma opção que vai colocar muitos a pensar “olha, e porque não?”



