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Teste – SYM ADX 300 – Família a crescer

Domingos Janeiro Por Domingos Janeiro
22 Setembro, 2025
em Testes
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Depois da ADX 125 e da ADXTG 400, a SYM completa a gama das “crossover” com a introdução da nova ADX 300. E será que faz sentido ter na gama duas opções tão próximas na cilindrada? A resposta é sim, e nós explicamos porquê!

SYM

Por: Domingos Janeiro 
Fotos: Paulo Calisto com a colaboração de Fernando Pereira

A s scooter “crossover” ou de aventura estão na moda e a culpa é de uma tal japonesa que ousou desafiar o “convencional” e apresentar algo de diferenciador, que permitisse aos proprietários de uma scooter, não ter limites para a aventura. Assim nasce este conceito, que parece ter entrado em definitivo na lista de preferências dos motociclistas e das próprias marcas. Em outubro de 2024 estivemos na Grécia para testar em primeira mão uma das grandes novidades da SYM nesse ano, a ADXTG 400. Mas logo aí tivemos a oportunidade de ver bem de perto a ADX 300, que se assumia como uma das principais propostas da marca para 2025. E respondendo já à questão levantada na entrada deste texto, sim, faz todo o sentido este modelo, pois é um patamar intermédio mais acessível (em termos de prestações e de valor…) que a 400 cc e também mais simples (no campo tecnológico) face à maxi-scooter e porque, em última análise, a SYM tem na sua gama uma ampla oferta de blocos, que facilmente pode adaptar a novas plataformas. Neste caso não foi diferente, com a marca Taiwan a recorrer a plataformas já existentes como a Joyride ou Cruisym 300 a servirem de base a esta nova opção.

SYM

Ciclística comprovada

O segredo foi juntar alguns ingredientes que à partida são meio caminho andado para o sucesso, como o quadro tubular em aço, embora este apresente profundas atualizações, com vista a assegurar maior rigidez, agilidade e robustez, pois não nos esqueçamos de que estamos perante uma scooter de perfil aventureiro, que muitos vão querer explorar fora de estrada, nem que seja pela “graça” e porque a ADX transmite confiança para o fazer, desde logo pela acessível atura do assento ao solo, de apenas 790 mm, capaz de transmitir muita segurança a qualquer tipo de utilizador. Outra das vantagens destas cilindradas mais baixas, é que a exigência dos componentes é menor, porque se trata de pesos e dimensões diferentes inerentes às maxi-scooter maiores, o que faz com que o valor a pagar pelos modelos, neste caso a ADX 300, seja mais acessível (falamos de 5.199€ neste caso). Assim, temos à nossa disposição uma esforçada forquilha convencional instalada na dianteira, sem qualquer possibilidade de ajuste e um duplo amortecedor traseiro com ajustes apenas na pré-carga das molas. Embora longe de impressionar e sem aquelas cifras muito altas dos cursos dos modelos mais vocacionados para off road, esta 300 cc brinda-nos com curso de 125 mm na frente e um pouco menos atrás, com apenas 120 mm. Os pneus CST aparentam um design aventureiro, mas na verdade, os cortes são tão estreitos que não nos permitem grandes aventuras que não seja a tradicional viagem para a praia ou, em última análise, largos estradões com piso seco. Mais que isso, é forçar…

SYM

Potentes e com bom tacto, temos os travões, estes mordidos por um disco de 260 mm na frente, com pinça de montagem radial de quatro pistões e atrás contamos com um disco de 240 mm. Falamos de uma scooter aventureira, certo? Mas é apenas até certo ponto, já que além dos pneus não serem os mais aventureiros, também o ABS de duplo canal não nos permite desconectálo por completo, por isso, muito juízo na hora de pisar a terra!

Tremendo gozo

No final das contas, o que nos interessa é saber como se comporta efetivamente este modelo, se mantém os altos pergaminhos das restantes irmãs de cilindrada ou se por outro lado, é algo de completamente diferente? Neste caso, e falando agora da perspectiva do motor, o monocilíndrico de 278 cc, com uma árvore de cames à cabeça, quatro válvulas, refrigeração líquida e homologado para Euro5+ brinda-nos com 26 cv de potência e o mesmo valor em binário. Além disso, oferece-nos controlo de tração e este dim, pode ser desligado se pretendermos desfrutar de um pequeno estradão de terra. As quase três dezenas de cavalos são suficientes para nos fazer desfrutar muito das viagens diárias nas cidades, onde, no final das contas, encontramos o “habitat” natural desta ADX 300. Tal como encontramos nas suas irmãs de cilindrada, temos uma scooter refinada, com embraiagem muito suave nos arranques, que a torna muito precisa nas manobras a baixa velocidade e isso é uma grande vantagem. O variador também exibe um funcionamento muito honesto, com uma boa aceleração inicial, necessitando depois “respirar” um pouco, para voltar a ganhar rotação e empurra-nos com determinação, de forma rápida e contundente até aos 110 km/h.

SYM

Em contrapartida, quando rodamos em estrada aberta ou em auto-estrada, os 26 “cavalitos” já nos parecem algo “curtos”, mas perfeitamente aceitáveis, brindando-nos com outras vantagens como a estabilidade ou a ausência de vibrações. No que diz respeito aos consumos, não é das opções mais económicas, já que se adoptarmos um estilo de condução mais despreocupado, vamos fazer médias que rondam os cinco litros por cada 100 km. Mas facilmente conseguimos baixar essas cifras, ficando com uma autonomia superior a 300 km, tendo em conta o depósito de 16 litros.

Simples, bonita e moderna

Embora à primeira vista pareça muito elaborada, a verdade é que tudo nesta ADX 300 é simples. O guiador é típico do estilo off road, à vista, baixo e largo, capaz de nos transmitir maior sensação de segurança e contribui para uma equilibrada geometria de condução. O painel de instrumentos é um TFT a cores de 7”, com toda a informação de que necessitamos, incluíndo a opção de alterar o fundo e a disposição da informação, mas ainda não tem a possibilidade de conectarmos os nossos dispositivos eletrónicos. Os comandos de navegação do painel, estão integrados no próprio painel e não nos punhos. No equipamento, nota ainda para o sistema de ignição por aproximação da chave. Temos disponível uma tomada USB que está colocada no interior do porta-luvas direito. O design é impactante e marcante, indo ao encontro das mais recentes tendências do mercado, que imploram por este estilo arrojado. No entanto, por debaixo desta imagem robusta escondem-se algumas “arestas a limar” como por exemplo o facto do para-brisas não poder ser ajustado, assim como as manetes de travão ou até o aumento da capacidade de carga por baixo do assento, sendo que, neste caso, não haverá muito a fazer tendo em conta a própria estrutura da SYM ADX 300. O conforto é assinalável e temos a vantagem de poder alterar a posição das pernas (mais dobradas ou esticadas).

SYM

Eficiente

Tal como já havíamos dito, este estilo de scooter crossover tem as suas vantagens, desde logo por ter maior curso de suspensões, face às tradicionais scooter, com melhorias notáveis ao nível do conforto, controlo e confiança. Já para não falarmos das claras vantagens nos pisos mais degradados, que são comuns de encontrar em cidades como Lisboa, por exemplo. O conjunto de suspensões mostra um “setting” muito versátil, e mesmo quando optamos por toadas mais desportivas, esta aventureira surpreende-nos com tremenda eficiência.

Em cima de tudo isto que já falámos, temos que voltar a reforçar or argumentos estéticos e de preço, sem dúvida muito interessantes, assim como os 5 anos de garantia que a SYM oferece aos clientes.

Disponível já nos concessionários, com três opções de cor (branco, preto e cinzento), a nova SYM ADX 300 tem um custo de 5199€.

Ficha técnica
SYM ADX 300


Motor                                     Monocilíndrico, refrigeração líquida
Distribuição                           Árvore de cames à cabeça, 4 válvulas

Cilindrada                              278 cc

Potência Máxima                   26 cv às 8000 rpm

Binário Máximo                     26 Nm às 6500 rpm

Vel. Máxima                          –

Caixa                                      Automática

Quadro                                   Estrutura tubular em aço

Suspensão Dianteira              Forquilha convencional, curso 125 mm

Suspensão Traseira                Dois amortecedores ajustáveis na pré-carga da mola, curso 120 mm

Travão Dianteiro                    Disco de 260 mm, pinça de montagem radial, 4 pistões, ABS

Travão Traseiro                      Disco de 240 mm, pinça de dois pistões, ABS

Pneu Dianteiro                       120/70 – 15”

Pneu Traseiro                         140/70 – 14”

Altura do Assento                  790 mm

Depósito                                 16 litros

Peso (ordem de marcha)        200 kg

Consumo                                4,7 l/100 km

Garantia                                 5 anos

Importador                             Moteo Portugal

PVP                                        5199€

Tags: destaqueRevista MotosSYM ADV 300Teste

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