A Macna Leg bag Extended é a solução premium da marca na gama de bolsas de perna.
Este tipo de bolsas são cada vez mais uma alternativa para não sobrecarregarmos os bolsos do blusão com aquelas coisas que preferimos transportar junto a nós: a carteira, o telemóvel, um carregador de emergência para o dito, talvez um powerbank….sei lá.
TEXTO E FOTOS: Henrique Saraiva
E a questão coloca-se porque os blusões estão a ficar cada vez mais pesados (mesmo sem airbag) dado que os materiais de que são feitos e as protecções incluídas privilegiam a segurança e a resistência em vez da leveza. E ainda bem!
O problema é que todo esse peso recai sobre os ombros e sobrecarrega a coluna vertebral. Se ainda por cima, enchermos os bolsos com a parafernália de coisas que gostamos de transportar e ter “à mão de semear”, mais cedo ou mais tarde as nossas vértebras vão resentir-se. Para lá do cansaço acumulado em cada jornada.
Assim, se esse peso for distribuído, e neste caso, incidir sobre a perna, a vantagem é evidente.
AO OLHAR
No primeiro contacto, ressaltam 4 características que a distinguem:
- o revestimento semi-rigido que proporciona segurança acrescida para o que lhe colocarmos no interior;
- as dimensões generosas, necessárias e suficientes para toda as coisas que costumamos atafulhar nos bolsos do blusão;
- o interior à prova de água;
- a ergonomia da face interior que encosta na perna do motociclista.
Obviamente também se destaca o logo da Macna em baixo relevo e merecem destaque as largas fitas que acondicionam a bolsa ao nosso corpo: na cintura e na perna.
CARATERÍSTICAS TÉCNICAS
A bolsa é feita de tecido Ripstop. ou seja, um tecido à base de nylon mas onde é utilizada uma técnica de reforço em que na tecelagem, os fios de reforço mais fortes são entrelaçados a intervalos regulares num padrão cruzado, conferindo assim características de maior resistência a rasgões.
Na sua face exterior tem uma espécie de “tampa”, feita em EVA (Etileno Acetato de Vinyl) um plástico que tem propriedades algo parecidas à borracha no que se refere à flexibilidade e suavidade ao toque, a que se poderá acrescentar também leveza. A característica semi-rígida desta “tampa” corresponde no interior a uma bolsa onde podemos transportar com segurança objetos mais frágeis, como óculos, por exemplo.
As duas bolsas são forradas de plástico o que as torna à prova de água, tendo a mais interna uma bolsa inteiramente plástica.
A face interna é forrada a silicone, para melhor aderência ao tecido das calças e proporcionar mais conforto.
EXPERIÊNCIA
“Vestir” esta bolsa é fácil. As fitas que envolvem a cintura e a perna são de muito fácil ajuste (talvez fácil demais pois também tendem a ganhar folga ao fim de algum tempo colocadas) e a forma como adere à perna é muito confortável. Por outro lado, a largura das fitas torna-as confortáveis.
A dimensão das duas bolsas é vasta o suficiente para lá conseguirmos meter mais do que o que é normalmente necessário transportarmos connosco…e isso diz tudo!
Depois, é uma questão de ganharmos novas rotinas e procurarmos aquilo que pretendemos na bolsa em vez nos bolsos do blusão (quantas vezes percorremos todos os bolsos à procura de algo que geralmente só surge no último?)
CONCLUSÃO
A utilização da MACNA LEG BAG EXTENDED requer alguma habituação pois é algo volumosa e, por essa razão, nem se adequará a todo o tipo de motociclista.
No caso de a moto ser mais radical, a posição do cotovelo e do antebraço direitos poderão conflituar com a bolsa (mesmo que esta seja colocada mais lateralmente).
Todavia, este tipo de equipamento está mais vocacionado para viajantes e, nesse caso, é uma solução muito prática, com qualidade e que proporciona uma alternativa adequada para quem não prescinde de transportar consigo aquelas coisas mais necessárias e que acrescentam peso e volume aos bolsos do blusão.
A marca recomenda um preço de 64,95€, algo elevado porque é possível encontrar bolsas para a perna a preços bastante inferiores. Mas aí deve ser levada em consideração a qualidade desta proposta da Macna bem como a sua adequação à função desejada. Também verificámos que em algumas lojas virtuais é possível encontrá-la por um valor inferior, por isso, ficará ao critério de cada um nas suas opções de compra.
Mais informações em: