fbpx
  • Revista Carros
  • Revista Motos
  • MotoSport
  • Moto Mais
  • OffRoad Moto
  • Mundo Náutico
  • Calibre 12
revistamotos.pt
  • Notícias
  • Crónicas
  • Competição
  • Dossiers
  • Vídeos
  • Mototurismo
  • Testes
  • Revistas Digitais
  • Assinaturas
  • PROJETO VVE
Sem resultados
Ver todos os resultados
revistamotos.pt
  • Notícias
  • Crónicas
  • Competição
  • Dossiers
  • Vídeos
  • Mototurismo
  • Testes
  • Revistas Digitais
  • Assinaturas
  • PROJETO VVE
Sem resultados
Ver todos os resultados
revistamotos.pt
Sem resultados
Ver todos os resultados

Teste Equipamento – Capacete Shoei GT-AIR 3 – Um exemplo

Redação Por Redação
17 Abril, 2025
em Equipamentos
0
ADVERTISEMENT
Share on FacebookShare on Twitter

O mundo está cheio de exemplos de evoluções que funcionaram mal, quando falamos de modelos que atingiram um patamar tal de reconhecimento e qualidade, mas que depois acabam por “defraudar” de alguma forma, as expectativas dos consumidores, quando tentam fazer atualizações. Esse não é, de todo, o caso do Shoei GT-AIR 3 que mostra ser um dos melhores capacetes sport/touring de sempre!

Shoei

POR: Domingos Janeiro
FOTOS: Paulo Calisto e Shoei

de segurança ECE 22.06, obrigando-o, forçosamente a evoluir, mas levando a marca japonesa a pensar mais além do que apenas as evoluções necessárias para cumprir a nova diretiva. E isso estendeu-se a todos os aspectos deste capacete integral, desde o design, aos materiais e ao próprio conforto.
Por falar em design, à primeira vista parece que nada mudou, mas a verdade é que está mais moderno e aerodinâmico. Tal e qual como acontece com os materiais utilizados no fabrico da calota, mantendo o conjunto de fibras denominados pela Shoei como AIM (fibra de vidro, fibras especiais e fibras orgânicas), que tão bons resultados na absorção de impactos tem dado aos clientes ao longo dos últimos anos.

Shoei

É no interior que as maiores novidades incidem, pois temos novos materiais, com o intuito de melhorar o conforto. Além dos forros serem totalmente desmontáveis para lavar, temos a pré-instalação para o sistema de comunicação da SENA (o SRL3) e ainda os canais de ventilação revistos, para maior eficiência na circulação do ar no interior do GT-AIR 3.

Leia também: DOSSIER: Capacetes de off-road

O fecho mantém-se micrométrico mas reforçado (quer no próprio sistema como a própria correia) e o sistema de emergência EQRS mantém a anterior configuração. Já no capítulo das viseira, também há novidades, talvez a que mais seja evidente é a nova colocação da abertura da viseira, que passa a ser central, em vez da tradicional colocação lateral esquerda.

A viseira interior escura mantém os bons níveis de visibilidade e o anterior sistema de abertura e recolha, muito simples e intuitiva. O pinlock é equipamento de série. Recuamos ao sistema de ventilação para recordar que o AIR 3 mantém a generosa entrada de ar frontal, mas agora foi redesenhada para ser mais eficiente.

Shoei

Encontramos um capacete que resulta muito bem, mais moderno, mas também, para quem estava habituado à anterior geração, vai andar um pouco “à nora” nas primeiras utilizações, com o novo sistema de fecho central da viseira. Por outro lado, graças a este sistema, sentimos que o interior está mais silencioso.

Grande raio de visão da viseira exterior e uma qualidade exemplar de ambas as viseiras (exterior e interior fumada), torna a nossa visão mais clara, ampla e sem distorções. Quando temos a cabeça mais quente, nada como abrir as redesenhadas entradas de ar no queixo e no topo para sentir de imediato o ar a fluir em torno da nossa cabeça, cumprindo de forma meritória a função de extração do ar quente do seu interior.

Para terminar, não podemos fugir ao facto do peso ter aumentado ligeiramente, mas a verdade é que o peso está tão bem distribuído que mesmo depois de um dia intenso de utilização, não notamos fadiga no pescoço motivada pelo peso extra.
O Shoei GT-AIR 3 tem tudo para continuar a ser um dos modelos integrais sport/touring mais equilibrados e confortáveis do mercado. Disponível no mercado nacional com diversas opções de cor, vê o preço começar nos 729 euros.

Shoei
Tags: CapacetesdestaqueShoei

RELACIONADOS

Faróis LED matriciais chegam às motos
Equipamentos

Faróis LED matriciais chegam às motos

Uma das coisas mais frustrantes de andar de moto é a falta de potência dos faróis em comparação com...

Por Redação
17 Junho, 2025
Novo fato desportivo Quantum 3 da REV´IT
Equipamentos

Novo fato desportivo Quantum 3 da REV´IT

Este é o novo topo de gama da família Quantum, o fato Quantum 3. É o fato que lidera...

Por Redação
17 Junho, 2025
Teste Equipamento – Capacete HJC F31 NABY – Estilo e qualidade
Equipamentos

Teste Equipamento – Capacete HJC F31 NABY – Estilo e qualidade

Odiados por muitos, indispensáveis para outros tantos, os capacetes jet não são, nunca foram e não pretendem ser consensuais,...

Por Redação
11 Junho, 2025
Esta é a primeira mala keyless por indução do mundo
Equipamentos

Esta é a primeira mala keyless por indução do mundo

A NAD, o grupo industrial ao qual pertence a SHAD, em colaboração com a Yamaha, desenvolveu a primeira mala...

Por Redação
9 Junho, 2025
Próximo Post
Salgados Moto anuncia novas luvas Bering Trend para o mercado

Salgados Moto anuncia novas luvas Bering Trend para o mercado



ADVERTISEMENT
  • FICHA TÉCNICA
  • POLÍTICA DE PRIVACIDADE
  • TERMOS E CONDIÇÕES DE UTILIZAÇÃO
  • ASSINATURAS
  • CONTACTOS

Copyright © 2023 - revistamotos.pt

Sem resultados
Ver todos os resultados
  • Notícias
  • Crónicas
  • Competição
  • Dossiers
  • Vídeos
  • Mototurismo
  • Testes
  • Revistas Digitais
  • Assinaturas
  • PROJETO VVE

Copyright © 2023 - revistamotos.pt