Rodrigo Falcão, um jovem e destemido piloto, conquistou novamente o título do Troféu Nacional de Flat Track 2023, na classe Pit Bike. Este ano, o talentoso piloto competiu nas duas classes, Tracker e Pit Bike, resgatando o título que já foi seu em 2021.
A emocionante conclusão da temporada teve lugar na sexta e última prova do campeonato de Flat Track, que ocorreu no passado mês de outubro na pista oval da Póvoa de Varzim, no complexo desportivo AG81. Antes dessa prova decisiva, cinco etapas haviam sido cumpridas em diferentes cidades, incluindo Barcelos, Póvoa de Varzim, Silves e Braga. Duas pistas do tipo TT e três ovais.
Veja também gama YCF 2023
Desempenho na Classe Pit Bike
Na classe Pit Bike, Rodrigo Falcão, aos comandos de uma Kawasaki (#161), enfrentou a última prova do calendário com uma vantagem mínima de apenas 6 pontos sobre o seu principal rival, David Dias, que pilotava uma Husqvarna. As duas mangas de qualificação viram Falcão conquistar o primeiro lugar e Dias o segundo. Os concorrentes à vitória partiram para a final com uma diferença de 16 pontos entre eles. No entanto, essa vantagem ainda não era suficiente para garantir a vitória ao piloto da Kawasaki. Uma queda ou avaria poderia facilmente inverter a situação a favor do adversário.
Rodrigo Falcão encerrou a manga final em segundo lugar e conquistou o Troféu Nacional de Flat Track 2023 com 11 pontos de vantagem sobre o seu principal adversário.
O piloto comentou sobre a competitividade da classe Pit Bike:
No geral, este ano correu bem, embora eu tenha enfrentado uma ou duas corridas desafiadoras. A certa altura do campeonato, o meu principal adversário estava a liderar, mas eu nunca perdi a esperança e estive sempre determinado a obter o máximo de pontos possíveis. Esta vitória foi conquistada num troféu altamente disputado.
Na Classe Pit Bike, Rodrigo Falcão terminou a temporada com 382 pontos, seguido por David Dias com 371 pontos e Carlos Sampaio com 249 pontos, aos comandos de uma YCF.
Participação na Classe Tracker
Em relação à sua participação na classe Tracker (#161), esta época foi um ano de desenvolvimento da moto e adaptação a um modelo de quatro tempos. Convidado pelo importador nacional da Mutt Motorcycles, Rodrigo teve a oportunidade de competir no Campeonato Nacional de Flat Track, na classe Tracker, com uma Mutt 250. Nesta categoria, as motos são de preparação livre, com a cilindrada limitada a 350cc.
Embora Rodrigo não tenha alcançado seu objetivo de subir ao pódio numa das provas durante o seu primeiro ano de participação na classe, o quarto lugar, foi a posição que mais regularmente ocupou.
Para a próxima temporada, o objetivo de Rodrigo Falcão é defender o seu título nas Pit Bike. A sua participação e da Mutt Motorcycles Flat Track Team na classe Tracker dependerá da decisão da federação sobre a possível fusão ou não da classe
Aguarda-se a divulgação dos regulamentos para 2024.