Começou hoje, último dia de 2022, a 45.ª edição do Rally Dakar 2023, prova rainha das provas Todo-o-Terreno. Como era de esperar, os portugueses não deixaram os seus créditos por mãos alheias, num prólogo de 11 km desenhado em torno do Sea Camp.
Já tínhamos dado os principais destaques para esta edição do Rally Dakar 2013 há duas semanas, mas é partir de hoje que a aventura começa a sério, seja nas areias e dunas escaldantes do deserto, nas áridas e pedregosas montanhas ou à beira-mar, como sucede com o prólogo que se realizou no Sea Camp, local também do palanque.
Em termos práticos foram “apenas” 11 km’s, mas que já deram para perceber que os/as participantes vão levar o rally muito a sério desde o primeiro dia e homens, mulheres e máquinas vão ter uma prova muito dura pela frente e as estratégias podem fazer toda a diferença.
Presenças nacionais
Naturalmente que, ao longo de toda a prova, vamos dar maior destaque às presenças lusas nas motos e nos SSV, mas hoje foi apenas um aperitivo.
Para já, sabemos que o rally vai começar com domínio australiano, sendo que o vencedor do prólogo foi Toby Price (Red Bul Ktm Factory), o que lhe permite escolher o lugar com que vai sair amanhã, sendo que sair nos lugares cimeiros não é necessariamente uma vantagem.
Com apenas menos 10 segundos, Joaquim Rodrigues (Hero Morosports) foi o melhor português, ficando com o 6.º lugar, mas isto é apenas o começo e o melhor ainda está para vir! Logo um pouco mais abaixo (8.º) ficou Sebastian Buhler (Hero Motorsposrts), sendo que foram os únicos portugueses dentro do top-ten. Um pouco mais abaixo ficou António Maio (em 12.ª posição) e Rui Gonçalves (22.º), mas fica uma certeza: todos vão dar o seu melhor, incluindo Mário Patrão que terminou em 45.º!
Já nos SSV, categorias T3 e T4, onde o a armada portuguesa é numerosa, há vários portugueses conhecidos e estamos apenas no começo. O melhor ainda não chegou. O Dakar é uma maratona!
O prólogo é apenas uma espécie de estímulo para o que está a chegar. Amanhã, com a primeira etapa com uma Especial de 367 Km e uma ligação 234 Km, é que vamos começar a perceber de verdade como vai ser esta edição do rally mais duro do mundo!
Fiquem connosco! Se forem mesmo fãs, a ASO até tem até uma app dedicada ao Dakar, mas aqui vamos partilhar os melhores momentos!
Texto: Pedro Pereira
Fotos e informações: https://www.dakar.com