fbpx
  • Revista Carros
  • Revista Motos
  • MotoSport
  • Moto Mais
  • OffRoad Moto
  • Mundo Náutico
  • Calibre 12
revistamotos.pt
  • Notícias
  • Crónicas
  • Competição
  • Dossiers
  • Vídeos
  • Mototurismo
  • Testes
  • Revistas Digitais
  • Assinaturas
  • PROJETO VVE
Sem resultados
Ver todos os resultados
revistamotos.pt
  • Notícias
  • Crónicas
  • Competição
  • Dossiers
  • Vídeos
  • Mototurismo
  • Testes
  • Revistas Digitais
  • Assinaturas
  • PROJETO VVE
Sem resultados
Ver todos os resultados
revistamotos.pt
Sem resultados
Ver todos os resultados

Rally Dakar 2023 – Etapa 5

Ricardo Carvalho Por Ricardo Carvalho
1 Fevereiro, 2023
em Notícias
0
ADVERTISEMENT
Share on FacebookShare on Twitter

A 4.ª etapa foi dura a traiçoeira! Que o diga “J-Rod” que se viu forçado a abandonar como consequência de uma queda, ainda antes de chegar aos 100 km da etapa! A Etapa 5 do Rally Dakar 2023 não foi melhor e voltou a fazer baixas entre a comitiva lusa.

O dia de hoje, que marca a Etapa 5 do Rally Dakar 2023,  volta a ser de má memória para os pilotos portugueses. Hoje o azar bateu à porta de António Maio (Franco Sport Yamaha Racing Team). Desta feita não foi por queda, mas sim por avaria (o cárter cedeu com o impacto da corrente que se partiu) vendo-se assim forçado a abandonar, logo nos primeiros metros. A sorte está a ser madrasta para os portugueses e ainda o rally não vai a meio!

Resumo da etapa

No dia de hoje a saída foi com partida e chegada a Ha’Il e muitas dificuldades à mistura e a comitiva portuguesa nas motos cada vez mais reduzida. Provavelmente não há memória de um Dakar tão longo e exigente! Mais uma vez, lembramos que os resultados apresentados são ainda provisórios.

O vencedor da etapa foi o francês Adrien Van Beveren (Monster Energy JB Team). Este piloto esteve ligado durante muitos anos à Yamaha que, oficialmente, deixou este ano o Dakar. Beveren passou para a Honda, ocupando agora a 5.ª posição na geral.

A liderança da prova mudou de mãos e é agora do norte-americano Skyler Howes (Husqvarna Factory Racing). O argentino Kevin Benavides (Red Bull Ktm Factory Racing) subiu para 2.º a 44 segundos de distância, sendo o lugar mais baixo do pódio ocupado pelo norte-americano Mason Klein (Bas World Ktm Racing Team) a 59 segundos.

Baixas entre os portugueses

Após o azar de J-Rod hoje foi António Maio e armada portuguesa das motos ficou reduzida a 3 elementos. Rui Gonçalves (Sherco Factory Team), fez um ótimo 9.º lugar e é o melhor classificado luso tendo subido para o 19.º lugar. O luso-alemão Sebastian Buhler ((Hero Motorsports Team Rally) teve um dia melhor que ontem, subiu várias posições e ocupa agora a 28.ª posição. Por último, Mário Patrão (Credit Agricola Mario Patrao Motosport), a correr na Categoria Original by Motul onde ocupa a 3.ª posição, voltou a melhorar e a sua posição na geral e é agora o 36.º.

Na categoria dos SSV protótipos (categoria T3) a liderança mudou de mãos e é agora da dupla belga-francesa Guillaume de Mevius e Francois Cazalet (Grallyteam), segue-se a dupla do norte-americano Austin Jones e do brasileiro Gustavo Gugelmin (Red Bull Off-Road Jr Team Usa by Bfg). No lugar mais baixo do pódio está a dupla norte-americana-alemã Seth Quintero e Dennis Zenz (Red Bull Off-Road Jr Team Usa by Bfg).

Nos nacionais a melhor posição é ocupada pela dupla saudita-lusa, composta por Saleh Alsaif e João Pedro Vitória (Black Horse Team), em 6.º lugar. Em 22.º está agora a dupla nacional Helder Rodrigues e Gonçalo Reis (South Racing Can-Am).

Relativamente aos SSV modificados (categoria T4), onde a armada lusa é numerosa, a liderança é dos brasileiros Rodrigo Luppi de Oliveira e Maykel Justo (South Racing Can-Am), seguidos pela dupla polaco-espanhola Eryk Goczal e Oriol Mena (Energylandia Rally Team). O lugar mais baixo do pódio cabe à equipa lituano-espanhola composta por Rokas Baciuska e Oriol Montijano (Red Bull Can-Am Factory Team).

Nos lusos o destaque vai para a dupla brasileiro-portuguesa Bruno Oliveira e Bianchi Prata (South Racing Can-Am) que são rookies e ocupam agora a 10.ª posição. Mais abaixo, em 30.º, está a dupla espanhola-lusa, composta por Ricardo Suarez, acompanhado por David Megre (Scuderia Ramilo).

Amanhã, na 6.ª etapa, os pilotos e equipas deixam o acampamento em Ha’Il e rumam em direção ao Sul, a Ryadh e não são esperadas facilidades numa etapa enorme. Vão ser 918 km, dos quais 358 km são de Especial e 560 km de Ligação, com planaltos, dunas e areia! Quantos mais vão ficar pelo caminho?

Fazemos a viagem juntos!

 

Texto: Pedro Pereira

Fotos e informações: https://www.dakar.com

Tags: Arábia SauditaDakar 2023Rally Dakar

RELACIONADOS

Já abriram as inscrições para a Baja TT Sharish Gin Reguengos-Mourão
Notícias

Já abriram as inscrições para a Baja TT Sharish Gin Reguengos-Mourão

A Baja TT Sharish Gin-Reguengos/Mourão está de regresso às competições e promete ser um dos pontos altos do calendário...

Por Redação
9 Agosto, 2025
CFMOTO reforça campanha “Zero razões para adiar”
Notícias

CFMOTO reforça campanha “Zero razões para adiar”

Na sequência do lançamento da campanha 0% juros “Zero Razões para Adiar”, que trouxe condições únicas de financiamento sem...

Por Redação
8 Agosto, 2025
Dez novas cores em seis modelos Kawasaki Ninja 2026
Notícias

Dez novas cores em seis modelos Kawasaki Ninja 2026

Como modelo base da equipa de corridas WorldSSP da Kawasaki, pilotada por Jeremy Alcoba, a Ninja ZX-6R de 636...

Por Redação
5 Agosto, 2025
Scooter elétrica CUV e tem nova aplicação Honda RoadSync Duo
Notícias

Scooter elétrica CUV e tem nova aplicação Honda RoadSync Duo

A Honda expandiu e reforçou a sua oferta de motos totalmente elétricas para a Europa com a introdução da...

Por Redação
5 Agosto, 2025
Próximo Post

Capa - janeiro de 2023



ADVERTISEMENT
  • FICHA TÉCNICA
  • POLÍTICA DE PRIVACIDADE
  • TERMOS E CONDIÇÕES DE UTILIZAÇÃO
  • ASSINATURAS
  • CONTACTOS

Copyright © 2023 - revistamotos.pt

Sem resultados
Ver todos os resultados
  • Notícias
  • Crónicas
  • Competição
  • Dossiers
  • Vídeos
  • Mototurismo
  • Testes
  • Revistas Digitais
  • Assinaturas
  • PROJETO VVE

Copyright © 2023 - revistamotos.pt