As nossas sugestões
O Sérgio tem uma típica trail do final do século passado: um motor forte e robusto, herdado da Honda VTR 1000 (Firestorm), mas domesticado, ótima companheira para viajar, com bons níveis de conforto, mas que em aspetos como a segurança, os consumos ou a tecnologia está nitidamente ultrapassada. Interessante que a sua adversária da época Suzuki TL1000S tem um motor que é a base do atual da VStrom 1050, mesmo tendo passado mais de duas décadas.

Passar para uma trail atual vai ser um excelente upgrade a vários níveis, incluindo nos consumos, sendo que não é complicado conseguir fazer médias, numa condução equivalente, 3 litros abaixo. Imaginando que numa viagem por Portugal e Espanha faça 3.000 km, numa poupança dessa grandeza, são menos 90 litros de gasolina!

Antes de mais, propomos também que veja as propostas que fizemos ao Rufino, uma vez que o perfil de utilização não é muito diferente e mesmo o teto orçamental não difere muito.
Relativamente às nossas sugestões vamos tentar agrupá-las em Mid Trail abaixo dos 1000 cc e Maxi Trail propriamente ditas, com cilindrada superior, com tudo o que isso tem de bom e de mau.

Nas Mid Trail está, por exemplo, a novíssima Honda XL750 Transalp e a Suzuki VStrom 800. Ambas cabem no seu orçamento novas e são modelos recentes. Têm menos cavalos e binário, mas como pesam bastante menos conseguem equilibrar a balança. A nova CFMoto 800MT Explore também é uma proposta interessante e mesmo vale para a Voge 900 DSX, sendo que esta tem valores superiores de potência e binário face às anteriores e acaba por ser possível de adquirir por um valor global abaixo do seu orçamento.

A KTM 890 Adventure pode ser também uma excelente alternativa, tal como a Triumph Tiger 900 (modelo até 2023), uma Ducati Multistrada 950 ou a BMW F850 GS (a novíssima 900 deve fugir do seu orçamento). Também pode ponderar a Moto Guzzi V85TT, que acaba de ser revista este ano e tem um charme muito especial.

Ultrapassando a barreira psicológica dos 1000 cc tem várias escolhas, mesmo que isso implique não comprar uma moto zero km’s, mas sempre bastante recente. Por exemplo, a Africa Twin 1100 ou a Suzuki VStrom 1050.

No topo da hierarquia poderá encontrar uma KTM Adventure 1290, uma BMW 1200 GS ou uma Ttriumph Tiger 1200, mas já terão de que ser motos mais antigas e talvez não valha a pena, para já, ambicionar chegar tão longe.
A nossa sugestão é que tente já começar a tentar vender a sua fiel Varadero, enquanto começa a pesquisar informação, fazer test-drives, ouvir opiniões de outros proprietários.

É fundamental que experimente várias motos antes de decidir porque as sensações que elas lhe vão transmitir vão ser bastante diferentes. Por exemplo, a condução da XL Transalp 750 e da Africa Twin 1100 são bastante distintas, mas também o peso e o preço são desiguais.
Oiça o seu coração e a sua carteira! Vai ver que encontra rapidamente uma nova companheira e vai certamente deixar a sua Varadero em boas mãos!
Bons passeios!