Esta é a crónica “Que moto Comprar” número 44 e estamos juntos. Continuem a remeter os vossos pedidos sempre o mais detalhados possível, para tentarmos ajudar a esclarecer as vossas incertezas.
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Veja também Que moto comprar? Sucessora para 125, de tipo trail, confortável e segura
A primeira incursão no mundo das duas rodas
“Tenho uma filha que acaba de entrar para a universidade e que se queixa que para chegar à faculdade onde está a estudar os transportes são poucos e em alguns horários são mesmo para esquecer e infelizmente é mesmo verdade.
Está já inscrita para tirar a carta de condução e foi ela própria que me veio falar na possibilidade de contemplar também motociclos e não apenas automóveis.
Ela anda comigo de moto às vezes como passageira e fui o primeiro a aprovar a ideia, até porque as duas rodas acabam por ser uma solução bastante mais económica, comparada com o automóvel, menos sujeita às condicionantes do trânsito e não há problemas ou custos para estacionar.
Acontece que os tempos não estão fáceis e os custos, tudo somado, são uma barbaridade, mesmo ela tendo a sorte de vir ficar a casa.
Isto tudo para dizer que o orçamento para a scooter será baixinho, tipo 2000€/2500€ e não poderá, nesta fase, dar azo ao seu desejo de ter uma Vespa 125, ela que é fã da marca e do seu estilo intemporal.
Procuramos algo o mais recente possível, já com alguma segurança e ela, muito pelo estilo clássico, gosta em particular da Keeway Versilia 125 e também da Lambretta, quer uma scooter de caixa automática e que tenha capacidade para levar um capacete debaixo do selim.
Será uma destas uma boa opção? Que outras propostas sugerem?
Obrigado pela ajuda.
João”
Alguns comentários
O João quer ajudar a filha nas suas deslocações diárias casa-faculdade-casa e, ao mesmo tempo, dar-lhe também a possibilidade de ser mais autónoma e responsável, o que é de louvar.
O segmento das 125 cc continua em pura ebulição e a oferta é gigante em termos de diversidade, mesmo sabendo que as diferentes marcas e modelos estão condicionados pelos 15 cv (Categoria A1) que permitem alargar imenso o espectro de utilizadores aos detentores de carta de condução categoria B, desde que com idade igual ou superior a 25 anos.
A apreciação da sua filha por scooters com visual mais clássico, como a Vespa, mostra bem como a marca continua a ser intemporal e o seu fascínio não abranda, apesar de estar no mercado há muitas décadas e ter vendido milhões de exemplares. A marca continua a saber adaptar-se à mudança, aos novos gostos dos consumidores e até já abraçou a eletrificação com a sua Elletrica, mas em que o preço, mesmo usada, fica muito para além do que pretendem gastar.
Como refere, e bem, 2000€ para uma Vespa 125 teria de ser um exemplar já mais antigo, com menores níveis de segurança e conforto, pelo que faz todo o sentido ponderar alternativas mais recentes, seguras e económicas, mas sempre com um forte apelo estético. Veja a crónica da Sónia que também é fã da marca.
Nesta perspetiva a Keeway Versilia 125 acaba por ser uma proposta muito equilibrada e tentadora. Disponível a um preço de venda ao público de 2.490€ mais despesas, vem equipada com um monocilíndrico a ar, capaz de debitar 7,7 cv às 7.500 rpm e um binário de 8,5 Nm às 6000 rpm, para um peso em ordem de marcha de apenas 107 kg, ou seja, uma verdadeira peso-pluma. Mesmo a velocidade máxima a rondar os 85 km não assusta e o espaço debaixo do assento dá para um capacete jet.
Vem já equipada com iluminação LED, travagem combinada e pneus de 12 polegadas que lhe asseguram um melhor comportamento nas nossas estradas e tornam a condução mais confortável e até segura. Há ainda a possibilidade de ponderar a compra de um exemplar já usado, por exemplo de serviço, e conseguir um preço final até um pouco mais baixo e assim deixar algum dinheiro de parte para equipamento ou um acessório como um topcase ou um vidro dianteiro.
Em termos de alternativas, naturalmente que ela pode sempre pensar nas mais comuns do mercado, caso da popular Honda PCX 125, Yamaha NMax 125 ou da SYM Jet X, entre outras. Aliás, sugere-se que veja a nossa resposta ao pedido do André. Todas estas propostas, mesmo não sendo possível comprar novo pelo seu orçamento, respondem perfeitamente às necessidades da sua filha, mas falta-lhes um detalhe: o apelo clássico e icónico da Vespa!
Este elemento estético pode ser um detalhe importante e vai restringir bastante o leque de escolhas, mas isso não significa que não existam e uma opção interessante pode ser a Lambretta, agora representada em Portugal pela Moteo.
Na sua génese era também uma marca italiana, nascida mais ou menos na altura da Vespa e também com um estilo muito próprio. A dada altura acabou por desaparecer, mas regressou recentemente e com um novo fôlego e modelos em que a estética desempenha um papel muito importante. Mais uma marca icónica que renasceu.
Tomando como referência a Lambretta V Special 125, procurando um modelo já com alguns anos, será possível encontrar uma que se adeque ao vosso bolso e assim entrar no estilo intemporal da marca. Em termos de performances, sendo uma 125, não serão certamente muito diferentes das da Versilia, mas a dimensão estética será também marcante e impactante, mas não poderá ser um exemplar novo, já que o preço ultrapassa largamente os 3.000€.
Outra possibilidade pode ser também uma Neco Rialto 125. O preço final é baixo, 2099€ mais despesas, cabendo perfeitamente no vosso orçamento, vem cheia de estilo e também tem um ar clássico, quase decalcado das produções italianas. A marca, representada pela Motoxpert, tem vários modelos e costuma ter campanhas interessantes.
Por fim, mais uma proposta de um gigante oriental, mais concretamente a QJMotor LTR 125. A oferta deste fabricante tem um preço de venda ao público de 2990€ mais despesas e destaca-se pelo muito equipamento, caso do topcase incluído e da performance do seu motor, capaz de debitar 15 cv, já com refrigeração líquida e até ABS. Sem abdicar do estilo clássico, tentar encontrar um exemplar já matriculado e dentro do vosso orçamento também pode ser uma excelente escolha, com uma vertente mais dinâmica.
Notas finais
Neste momento não há grande pressa e o tempo joga a vosso favor. A sua filha terá primeiro de obter a Carta de Condução e só depois pode fazer alguns testes rides que a vão ajudar na escolha, além das questões relativas ao equipamento de segurança.
Em termos práticos é provável que a futura aquisição apenas venha a ocorrer em 2025 o que vos dá mais tempo para pesquisar e ver toda a oferta do mercado, incluindo eventuais promoções que possam surgir.
Se desejar, depois de tomada a decisão, partilhe qual a foi a eleita, idealmente com umas fotografias e primeiras impressões da jovem condutora.