Alguns comentários
O João Teixeira tem entre mãos uma escolha que muitos de nós também gostam de ter: a possibilidade de escolher entre várias motos, mas sem ter uma vencedora à cabeça, o que leva a que fazer o trabalho de casa seja ainda mais importante.
Já procedeu ao agrupamento das suas possíveis escolhas entre dois grupos, mas são todas motos de perfil mais trail e aventureiro, perfeitas para os seus percursos diários e para umas escapadinhas de fim de semana, sendo que há diferenças significativas entre elas, até ao nível do peso ou da performance do motor e não apenas de preço. Além disso, são todas um pouco mais altas, o que pode ajudar dada a sua estatura.
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Seguindo a sequência por si apresentada, a Macbor Montana XR 500 pode ser uma excelente escolha e tem um perfil aventureiro e uma estética bem conseguida. O preço é contido, a partir de 6.999€ e com um kit de malas. Os valores de potência do bicilíndrico paralelo de 470cc são 48 cv às 7.500 rpm e um binário de 43 Nm às 7.000 rpm dão conta do recado e o peso em ordem de marcha a rondar os 200 kg fazem dela uma escolha muito válida. Destaque ainda para o IUC de apenas 21,18€, outra mais-valia, tal como o facto de poder ser conduzida com Carta Categoria A2.
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A Voge 525 DSX tem nítidas semelhanças com a Macbor no conceito e perfil, sendo que até o preço é aproximado: a partir de 6187€, estando o kit de malas em promoção (50% de desconto) e que custa agora mais 650€ ou 750€, consoante a cor. Tem um bicilíndrico de 494 cc e também não excede os 48 cv, obtidos às 8.500 rpm e um binário de 44 Nm às 7.000 rpm. O seu peso em ordem de marcha é ligeiramente superior, cerca de 10 kg, tem uma excelente dotação de equipamento e uma garantia de cinco anos.
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Por fim, também nas motos abaixo dos 500 cc, a recém-chegada e muito popular CFMoto 450MT é uma proposta altamente interessante e com um ADN ainda mais aventureiro, a que não é alheio o peso mais baixo, cerca de 190 kg a cheio. O seu preço de 5.990€, a que acrescem as despesas habituais, também é de combate. O seu motor bicilíndrico com 449cc debita ligeiramente menos potência, 42 cv às 8.000 rpm e binário, 42 Nm às 6.500 rpm, mas o peso menor equilibra o jogo. Para uma utilização mais a solo e algumas saídas do asfalto é talvez a melhor escolha.
Subindo agora a parada para as médias cilindradas, a Benelli TRK 702X, que tem sido um grande sucesso, destaca-se por ter um motor bastante mais cheio em todos os regimes. Afinal de constas, são 698 cc, capazes de gerar 70 cv às 8.000 rpm e um binário de 70 Nm às 6.000 rpm. O preço é mais elevado, 7.890€, tal como o peso de 235 kg a cheio, mas as suas performances, mesmo em viagens mais pequenas, talvez justifiquem o diferencial. Também o valor de IUC passa a ser mais elevado: 63,62€. O kit de malas também está em promoção existindo várias possibilidades à escolha.
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Já a QJMotor SRT700X e a TRK são, na sua essência, a mesma moto, mas com algumas diferenças em termos de equipamento ou estética. O próprio preço não difere, desde 7.990€. Também está mais talhada para a aventura, a que não são alheias as rodas raiadas. O facto de vir com garantia de seis anos e ter uma promoção em vigor que inclui as malas no valor acima referido pode ser o suficiente para optar por esta em detrimento da Benelli, mas será sempre uma decisão pessoal e que implica testar as duas.
Quanto à recém-chegada Voge 900DSX podemos afirmar que joga numa liga diferente, mas o seu preço altamente tentador, desde 8888€ e kit de malas por 898€, fazem dela uma proposta demolidora. O seu motor de 895 cc, capaz de debitar 95 cv às 8.250 rpm e um binário de 95 Nm às 6250 rpm dão-lhe a primazia em termos de performance, mais percetível ainda se circular carregado ou com passageiro. Já o peso a cheio, superior a 230 kg, pode intimidar um pouco. Também o IUC entra já na categoria mais elevada de todas: são 138,15€ anuais. É uma opção que lhe pode assentar perfeitamente, tendo presente também a sua estatura, eventual carga e peso.
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Por fim, como refere, temos a mais cara de todas: a CFMoto 800MT Explore, cujo preço de 12.790€ pode ser um óbice importante, a que acresce ainda a documentação e o IUC anual de 138,15€. Pela positiva tem uma excelente dotação de equipamento, bons materiais e um potente motor de 799 cc, capaz de gerar 92 cv às 9.250 rpm e um binário de 75 Nm às 8.000 rpm. Uma moto talhada para a aventura e para viajar com conforto e segurança, mas que se considerarmos um limite mental de cerca de 10.000€ vai ficar um bocado acima desse valor e ainda faltam as malas.
Qual comprar?
Esta é a fase mais complexa e divertida de todas elas! É natural que leve algum tempo, mas aceite uma sugestão: teste-as a todas, antes de tomar a sua decisão. Pode até tomar algumas notas (mentais, no telemóvel, num caderninho…) para o ajudar a decidir. Tente perceber também outros pontos como os consumos, os custos de manutenção, a dotação de equipamento, com destaque para a hipótese de um banco mais alto ou de aplicar uns aumentos de guiador (bar-risers).
Aceite ainda outra sugestão: comece os seus test-rides pelas motos com menos cilindrada, mais ágeis e menos potentes. Isso vai permitir perceber melhor as reais capacidades de cada moto e não correr o risco de ficar desapontado pelo diferencial de valores de potência, binário ou pela agilidade.
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Uma vez que já apresenta um total de sete motos não quisemos complicar ainda mais a sua escolha, mas existem mais algumas propostas interessantes, caso nenhuma destas o satisfaça, o que é difícil.
Se vai andar, nem que seja apenas de vez em quando, com passageiro/a tente que essa pessoa vá consigo para ver as reações da moto com duas pessoas, o desempenho do motor ou os níveis de conforto a dois. Pode ser um elemento importante na escolha.
Olhe para o preço e respetivos custos de utilização, a componente estética, a performance, o tipo de utilização, as condições de crédito, se for caso disso, e não se precipite na sua escolha pois vai encontrar a parceira certa para uso diário e algumas viagens que, possivelmente, até podem começar a ser mais longas e durante todo o ano.
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Sugerimos ainda que leia a nossa resposta ao pedido do leitor João Carlos que procurava uma sucessora para a sua Benelli TRK 502.
Por último, mas não menos relevante, não coloque de parte a aquisição de um conjunto completo de equipamento para andar de moto. A sua segurança e conforto são fundamentais e pode até, por exemplo, optar por comprar uma moto menos cara e potente para não ter que “partir o porquinho mealheiro” a comprar equipamento de qualidade.
Depois da sua escolha e quando tiver a moto, se desejar, partilhe connosco qual foi a sua eleita. As suas dúvidas são similares às de muitos outros leitores e vão ajudar mais pessoas a decidir.
Boa sorte na decisão.