Que moto comprar? Cilindrada intermédia para trabalho e lazer
As nossas sugestões
No perfil de utilização do Gonçalo a Tracer 700 assenta que nem uma luva, o que não invalida que com a Tracer 900 não ficasse igualmente bem servido, mas é o eterno dilema entre a razão e o coração e os custos acabam por pesar bastante.
A Tracer 900 teria sempre de ser um exemplar com bastantes anos, o IUC é mais caro e mesmo os consumos superiores, além de ser um pouco menos ágil. Vamos, assim, centrar-nos em motos até 750 cc, começando obviamente por aquela que é a sua mais forte candidata.
A Tracer 700 é uma moto que, dentro das suas caraterísticas, faz quase tudo, tipo canivete suíço e ainda nos dá grandes sorrisos. Profundamente renovada em 2020 (estética, iluminação, proteção aerodinâmica, motor, caixa de velocidades) não o vai desapontar. O motor CP2 é divertido, sobe bem de regime e mesmo os consumos não o vão chocar. Uma vez que vai usar a moto com regularidade, um ecrã mais elevado pode ser útil, tal como elevar um pouco o guiador com uns acrescentos de guiador (Handlebar Rizers) ou até um assento mais alto. Procure um exemplar recente, se possível ainda com garantia de marca.
Uma alternativa interessante pode ser a Honda NC 750X, mas quando afirma que gosta de utilizar o motor em vários regimes, incluindo certamente mais próximo da zona vermelha, importa perceber que o bicilíndrico da Honda tem um caráter especial, sendo que acaba mais cedo, embora tenha valores de binário muito interessantes e a baixas rotações, mas nada como experimentar para tirar as suas conclusões. Não se limite a ler comparativos ou ouvir outras opiniões. Experimente e veja se é ou não uma opção válida para si.
Uma outra alternativa, dentro do mesmo conceito, é a Triumph Tiger 660 Sport. Poderá ser mais complicado encontrar um exemplar que caiba dentro do seu orçamento, até porque chegou ao mercado apenas em 2022, mas vale o esforço. O motor de três cilindros é delicioso, sobretudo à medida que vamos subindo de regime, sendo mais forte que o da Yamaha ou o da Honda, mas apesar desta configuração mais desportiva a Tiger pode ser uma ótima companhia, polivalente, para uso diário e para momentos de emoção em que o tricilíndrico o vai arrebatar.
Caso pondere também opções com uma filosofia mais trail então aí o leque de escolhas aumenta exponencialmente e sugerimos que leia a crónica sobre as nossas propostas que fizemos para o Nuno.
Destacamos apenas duas, por serem menos óbvias e partirem de uma base comum:
A Benelli TRK 702, na versão standard ou mesmo na X, esta com mais apetência para circular fora de estrada e, desse modo, mais alta. A TRK 702 é uma digna herdeira da popular 502, mas com um motor superior em potência e binário e uma estética muito bem conseguida. Procure um exemplar de 2023, ano em que começou a ser comercializada, sendo que a campanha com oferta das malas a tornava ainda mais interessante e talvez até a consiga dentro do seu orçamento.
A QJ Motor SRT 700, que também existe na versão normal e na mais trail X. Esta moto tem inequívocas semelhanças com a TRK 702, sendo que são, na sua essência, a mesma moto, mas com roupagens diferentes. A QJ motor SRT 700 tem neste momento uma campanha em que pode ser adquirida por 7.490€, já com o kit de três malas de oferta uma garantia de seis anos!
Resumindo, a sua natural inclinação para a Tracer 700 é facilmente compreendida e não vai ficar defraudado, se for essa a sua escolha.
Ainda assim, até para lhe abrir um pouco os horizontes, não coloque de parte ir experimentar as outras sugestões que lhe deixamos.