A cidade de Évora recebeu, no passado domingo, a jornada inaugural da 20ª edição do Troféu Yamaha 2025, assinalando o início de mais uma época desta emblemática competição do motociclismo nacional.
A pista, especialmente preparada para o evento, esteve instalada junto ao Kartódromo de Évora oferecendo excelentes condições tanto para os pilotos como para o muito público que acorreu a Évora para assistir ao arranque da temporada de 2025 do mais antigo troféu de todo-o-terreno realizado em Portugal.

Com uma grande adesão de participantes, o ambiente foi pautado por muita animação e um grande espírito competitivo que em muito contribuíram para o sucesso desta que foi a primeira etapa das quatro previstas para esta temporada. No total, competiram 21 classes em três pistas diferentes, preparadas para responder às exigências de cada categoria, num dia repleto de adrenalina e emoções fortes.
Leia também: Prova de abertura do 20º Troféu Yamaha 2025 arranca em Évora
O paddock manteve o ambiente familiar que caracteriza o Troféu Yamaha, fomentando o convívio entre pais e filhos, jovens e veteranos, e destacando-se também pela crescente participação feminina. Entre os 351 pilotos inscritos, 25 eram do sexo feminino, incluindo uma expressiva presença na classe Iniciados Moto, que contou com oito jovens.
O dia começou com as habituais verificações técnicas e administrativas ao que se seguiram as sessões de treinos. As corridas decorreram durante a tarde de domingo, começando com a classe Iniciados Moto, na pista média, e sucederam-se num ambiente festivo e entusiasta.

Uma das novidades desta edição foi a entrega de prémios às classes mais jovens, feita durante uma pausa nas corridas, o que contribuiu para valorizar e incentivar os mais novos.
A competição prosseguiu com mangas dedicadas às YZ450F e às classes Veteranos Moto, que registaram uma forte adesão. A jornada foi concluída com a tradicional cerimónia de entrega de troféus, celebrando os vencedores do dia.
A próxima etapa do Troféu Yamaha 2025 está agendada para o dia 29 de junho, em Rio Maior.