Como refere o célebre adágio popular: não há duas sem três! Prevê-se que para a próxima semana venha a ocorrer um novo agravamento de preços, com especial enfoque na gasolina, reforçando a tendência de subida das duas últimas semanas.
Deste modo, na semana de 29 de maio a 4 de junho, tendo presente a informação disponível da Direção-Geral de Energia e Geologia (DGEG) e da Entidade Nacional para o Setor Energético (ENSE), a gasolina simples (95 octanas), terá um preço médio por litro de 1,69 euros, antevendo uma subida no preço de até três cêntimos por litro. Já o gasóleo simples deve seguir a mesma tendência, mas de forma menos acentuada, prevendo-se que o agravamento possa ser de dois cêntimos, ficando o preço médio por litro em 1,46 euros. O próprio GPL poderá subir um cêntimo, ficando o preço médio em cerca de 0,80 euros por litro.
Veja também preço dos combustíveis semana de 22 a 28 de maio.
Quanto à explicação para este agravamento, tudo aponta no sentido da valorização do petróleo nos mercados internacionais e à desvalorização do Euro face ao Dólar.