Morangos com Açúcar foi só começo
A popular série, que ajudou a lançar vários nomes que já passaram nas nossas crónicas, como Tiago Teotónio Pereira, Lourenço Ortigão ou Ana Marta Ferreira, só para dar alguns exemplos, foi também a rampa para o jovem ator Simão Navarro, que aterrou no Colégio da Barra logo na segunda série, a tal que tem muitas cenas com motos de motocross, nomeadamente aos comandos de uma KTM (número 971).
Para dar ainda mais clímax à história, acaba por se apaixonar por Ana Luísa (Cláudia Vieira) que o vence numa prova de motocross (moto número 939), com uma Kawasaki. A relação entre os dois jovens marca toda a série e também na vida real acabam por ficar unidos durante cerca de nove anos, sendo que dessa relação nasce a filha Maria que já é hoje uma adolescente.
Esta série marcou profundamente a vida do jovem ator e serviu de trampolim para outros voos, mas Pedro nunca esqueceu a importância da série na sua vida profissional e de como a mesma ajudou a moldar uma geração e foi um sucesso quase sem precedentes em Portugal.
Começa aí a mostrar o seu talento, a que não é alheio um sorriso contagiante, e os trabalhos começam a surgir naturalmente, uns atrás dos outros, sobretudo em novelas, caso de Tempo de Viver, Inspetor Max, Paixões Proibidas, Flor do Mar, Anjo Meu e tantas outras, sobretudo na TVI, mas também na RTP.
À medida que vai amadurecendo o seu talento vai-se afirmando e diversificando, começando também a apresentar programas de grande sucesso, caso de Rising Star – A Próxima Estrela, ao lado de Leonor Poeiras, Dança com as Estrelas (várias edições), Apanha se Puderes, Congela…
Curiosamente, em 2023/24, volta a fazer parte do elenco da série Morangos com Açúcar, embora agora numa lógica diferente. Afinal de contas, passaram cerca de 20 anos e muita coisa mudou também na vida de Simão Navarro…
E as motos?
Não foi possível saber exatamente quando tudo começou para o Pedro no mundo das duas rodas, mas é previsível que tenha começado cedo, provavelmente antes da série Morangos com Açúcar 2. Caso tenha sido apenas nessa altura e dado o seu desempenho numa exigente moto de motocross certamente que teve de treinar bastante para ser tão convincente como mostra ser e a técnica não se adquire de um dia para o outro, como bem sabemos.
Aliás, numa entrevista de 2021 à Revista VIP e depois de ter evitado in extremis um acidente que podia ter consequências graves, é o próprio ator a confessar-se e a alertar-nos para os cuidados que devemos ter ao andar de moto, ao afirmar:
– Como já perceberam, eu adoro motas. Rodar o punho a fundo é das melhores sensações do mundo. É uma sensação de liberdade como poucas. Mas, malta, fazer ultrapassagens tem de ser sempre pela esquerda. Hoje, se viesse menos atento na estrada, a ultrapassagem louca que me fizeram pela direita dava direito a ambulâncias e outras coisas que queremos todos evitar ler nas notícias.
Andar de mota tem de ser com responsabilidade, com a cabeça no lugar e em segurança acima de tudo!
Esta mensagem deve servir de alerta para todos nós, incluindo o próprio, mais ainda quando estava numa ótima fase da vida e convém lembrar que o seu segundo filho, Manuel, fruto da relação com Sara Matos, nasceu mais ou menos nessa altura e um acidente que podia ser grave não vinha nada a calhar. Segurança acima de tudo!
Ainda no que concerne as motos, Teixeira usa-as sempre que pode e não têm de ser apenas de um estilo concreto. Aliás, chega ao ponto de as utilizar também como ferramenta publicitária e não apenas como meio de transporte ou lazer. Dito de outra forma, junto ao útil ao agradável.
Blog Bons Rapazes Boys Like, Men Love
Juntamente com o seu amigo Tiago Froufe têm dado a cara e o corpo por um dos blogs mais populares que temos em Portugal, um pouco na lógica do que Rui Unas já tinha feito com o seu popular “Maluco Beleza”, mas num registo diferente.
Neste blog, marcadamente masculino, mas dedicado a todos, são-nos apresentados via redes sociais a sua perspetiva sobre diversos temas atuais como a moda masculina, arquitetura, gastronomia, design, vinhos, aventuras, veículos e desportos motorizados, sejam motos ou carros e muito mais.
O blog continua a afirmar-se como um espaço virtual de bom gosto e se é verdade que tem uma forte componente publicitária e de vendas, não é menos verdade que dá ótimas dicas sobre como cuidar do aspeto, escolher peças de roupa e calçado, sugestões para férias, para passeios, como preparar uma bebida ou referências a motos e carros.
Tudo somado, dependendo dos gostos de cada um, é um daqueles blogs que interessam mais ao sexo masculino, mesmo quando a idade já não é propriamente a de um rapaz, mas nem por isso deixamos de o ser cá dentro, mesmo que a data de nascimento teime em dizer que não!
Para terminar, partilhamos uma aventura que fizeram de moto pela Serra da Estrela e em que cometeram vários erros de palmatória, com especial destaque para o facto de não usarem equipamento adequado para a época do ano. Afinal de contas, as temperaturas na Serra da Estrela facilmente chegam a 0° ou mesmo abaixo disso e o equipamento é parte essencial para que o passeio não se torne num suplício.
O vídeo que se apresenta, elaborado pela Moto Active dá para ter uma ideia e vale bem a pena ver e rir muito também! Uma lição para dar razão à máxima: melhor que cometer erros, é aprender com os erros dos outros!
Para a semana temos nova crónica e voltamos novamente a alguém que liga as motos, mas agora é mais com o mundo do desporto e não é motorizado, sendo também muito popular. Quem será?
Nota: a imagem de destaque é da Revista VIP