Tal como o nome sugere, o conceito sugere uma mota que pode ser colocada acima da R18. Essa não é a única coisa notável sobre o conceito, pois ele apresenta um novo motor Big Boxer de 2,0 litros.
A BMW não mencionou as especificações de desempenho, mas disse que o motor foi equipado com uma variedade de novos componentes, incluindo tampas da cabeça do cilindro, uma tampa da correia e um radiador de óleo. Estas alterações permitiram que os tubos de óleo ficassem parcialmente ocultos, resultando num aspeto mais limpo e aerodinâmico.
A R20 ostenta um atraente tanque de combustível de alumínio “mais quente que rosa”, bem como uma mistura de detalhes em alumínio polido e anodizado. Eles são acompanhados por suportes de eixo traseiro de alumínio fresado, um eixo de transmissão exposto e um farol de LED que é cercado por um anel de alumínio impresso em 3D.
Também podemos ver um sistema de escape 2 em 2 e jantes pretas de 17″ que são apoiadas por um sistema de travagem de alto desempenho. Este último tem pinças de seis pistões à frente e pinças de quatro pistões atrás.
Estes componentes são acompanhados por detalhes em preto, um ecrã minimalista e um banco elegante que combina na perfeição couro com estofos em Alcantara. Em particular, o banco incorpora luzes traseiras LED sob a sua base.
Embora a BMW Motorrad tenha sido tímida em pormenores, disse que o conceito tem um chassis “completamente redesenhado” e uma suspensão Öhlins totalmente ajustável. O paralever também foi “executado em uma nova variante de dois braços, na qual o braço oscilante é feito de aço cromolibidénio e o suporte do paralever é feito de alumínio”.
A marca não quis dizer se a moto prenuncia ou não um modelo de produção, mas disse que o “conceito R20 estabelece novos padrões no mundo das motos e confirma o compromisso da BMW Motorrad com a melhor engenharia e a pura paixão pelo motociclismo”.