Nelson Rosa e o Team Motoclube de Loulé Concelho apontaram baterias a Espanha, ao Circuito Motorland Aragon, para disputarem mais uma ronda do Campeonato de Espanha Cetelem de Superbike, uma semana depois da prova que marcou o regresso ao Circuito do Estoril, do CNV Moto 2019.
Esta foi mais uma boa oportunidade para Rosa evoluir a sua rapidez aos comandos da sua Kawasaki ZX-10R, com as cores da In Clima, Moto Vargues e Genutek, no sempre competitivo pelotão das Open 1000cc.
O primeiro dia de competição, com duas sessões de treinos livres em agenda, viria a ter um final prematuro, e onde o piloto algarvio optou – na primeira sessão – por não realizar mais do que quatro voltas, com a chuva a fazer-se sentir no traçado aragonês.
A segunda sessão viria a terminar mais cedo após uma forte sucessão de relâmpagos, atingindo o coração do circuito, nomeadamente o circuito de televisão, que não viria mais a trabalhar no decorrer do dia.
No sábado, dia reservado à sessões de qualificação, todas as dificuldades técnicas tinham já sido totalmente resolvidas e a situação meteorológica melhorou significativamente, com o piloto com a moto número 60 a aproveitar o máximo de tempo em pista, acumulando voltas e baixando sistematicamente os tempos, para culminar na 29ª posição da grelha de partida, após o combinado das duas sessões.
Na primeira corrida, Rosa viria a efectuar um bom arranque, subindo quatro posições, mantendo a boa prestação até ao final, finalizando a corrida das Open 1000cc na 12ª posição.
O dia de Domingo estava marcado para a derradeira corrida destinada à motos maiores do ESBK, com Rosa a voltar a realizar um bom arranque, mas não conseguindo imprimir o mesmo ritmo do dia anterior, não indo além da 27ª posição final, 14º nas Open 1000 cc.