Team Bianchi Prata Honda triunfa em Grândola
A equipa Team Bianchi Prata Honda de Marco de Canaveses conquistou excelentes resultados na terceira prova do Campeonato Mundial de Rally Raide, que terminou no passado domingo em Grândola. Com quatro pilotos à partida e todos a alcançarem a linha de chegada, a equipa demonstrou um bom desempenho ao longo dos cinco exigentes dias de competição.
Bianchi Prata destacou-se ao conquistar o 3º lugar na classe Rally 3, e Rafic Eid também conseguiu alcançar o 3º lugar na categoria de Veteranos. Ambos os pilotos consolidaram assim uma prestação consistente ao longo dos percursos da prova.
A prova, que contou com um total de 1021 quilómetros cronometrados e mais de 12h, foi disputada em cinco dias, apresentou diferentes condições climatéricas, mas proporcionou excelentes condições para a prática da modalidade. sendo no primeiro dia realizado um prólogo de 4kms e uma SS1 de 100km, no segundo dia uma SS 193kms, no terceiro dia a prova rumou a Badajoz, com uma SS de 374kms, no quarto dia voltou a Portugal com uma SS de 250kms e terminou em Grândola com uma especial de 102kms no quinto dia.
A prestação da equipa no Mundial de Rally Raide foi marcada também pelo desempenho do piloto Francisco España que se destacou ao fechar o Top5 na Rally 3. libanês Rafic Eid revelou ser uma adição valiosa à equipa, pois conquistou um lugar no pódio durante a sua estreia nesta modalidade. Gustavo Milutin, piloto argentino, que também fez a sua estreia em provas europeias e de rally raide, conseguiu alcançar o 7º lugar na categoria de Rally 3.
Esta primeira edição do Rally Raide Portugal, organizada pelo ACP (Automóvel Club de Portugal), atraiu milhares de espectadores durante cada dia da competição, com transmissões ao vivo na televisão e uma cobertura mediática que contribuiu para promover o desporto motorizado em Portugal e a nível internacional.
Declarações dos Pilotos:
Pedro Bianchi Prata – ” Foi uma prova muito bem organizada pelo ACP, os percursos na zona de Grândola e Santigo do Cacém são espetaculares e toda zona de Mação com navegação difícil foi épica, depois fomos para Espanha onde a etapa foi bastante dura com pedra e muito técnica e voltamos á areia de Grândola. Foram 5 dias duros, mas inesquecíveis. Estou contente com o resultado e beneficiei da minha experiencia e de atenção no roadbook para ter subido ao terceiro lugar da classe, pois tive alguns percalços que me fizeram perder muito tempo. Obrigado a toda a equipa pelo excelente trabalho e parabéns a todos os pilotos da equipa por terminarem uma prova tão longa, com excelente desempenho desportivo. Agora olhos postos em na Baja da Extremadura segunda prova do Campeonato Mundial de Bajas.”
Francisco España – ” Foi uma prova dura e longa, foi fantástico terminar e ter a minha família no final, a moto este impecável e a equipa fez um trabalho fantástico e já estou com vontade para a próxima prova.”
Rafic Eid – ” Foi a minha primeira participação numa prova de Rally Raide, foi espetacular e recomendo vivamente, foi muito divertido com um ambiente muito bom, a equipa Bianchi Prata esteve fantástica, gostei muito de navegar com o roadbook e logo na minha primeira prova levar uma taça para casa, não podia estar mais contente.”
Gustavo Milutin – “A minha estreia absoluta em provas europeias e num Rally do Mundial, foi duro e lutei muito para chegar ao final, aprendi cada dia e senti uma grande evolução, obrigado a toda a equipa pelo excelente trabalho.”
A seguinte prova da Team Bianchi Prata no nacional de TT será o Raide da Ferraria nos dias 26, 27 e 28 de Abril.
Mais informações sobre a equipa em www.bianchiprata.com. Veja também Rally Raid Portugal: António Maio em quinto lugar da classificação geral.