As sobrecalças com proteções para motociclistas não são novidade e são frequentemente utilizadas, mas o que propõe a empresa sueca Mo’cycle é aquilo que pode ser entendido como o passo seguinte em matéria de segurança, ao incorporar nas tradicionais calças de ganga um sistema de airbags que se ativam em caso de acidente sem nenhum tipo de dispositivo eletrónico.
Como quaisquer outros jeans, as calças insufláveis da Mo’cycle combinam com quase tudo, são práticas e confortáveis e podem ser lavadas e reutilizadas as vezes que quiser. Mais: as bolsas de ar podem ser retiradas das calças.
O seu funcionamento é simples. O sistema patenteado há cerca de dois anos dispensa qualquer mecanismo eletrónico para insuflar o dispositivo. Quando o motociclista cai e se separa da sua moto, a correia que liga o veículo às calças atua como um interruptor para ativar o sistema de bolsas na zona pélvica e cóccix. “Utilizar a tecnologia de bolsas de ar para proteger o primeiro osso da coluna vertebral é algo revolucionário, porque as lesões na vertebral são as que paralisam os motociclistas”, afirmam os especialistas da Mo’cycle
Apesar do aspeto idêntico à da ganga tradicional, estas calças estão fabricadas num tecido denominado Armalith, que segundo a marca é mais resistente e leve do que o aço para suportar as forças de abrasão durante o impacto ao mesmo tempo que deflagra a bolsa de ar.
As calças insufláveis da Mo’cycle estão disponíveis na versão tradicional azul e em preto, por preços a partir dos 470 euros.