Foi um fim de semana em Jerez de La Frontera marcado pelo calor naquela que foi a primeira prova da classe rainha nesta época.
O piloto português Miguel Oliveira teve uma qualificação difícil porque as coisas não lhe correram da melhor forma para fazer uma volta rápida, mas ainda assim conseguiu uma boa afinação para a corrida. Corrida essa que contou com muito calor e onde Alex Rins e Carl Crutchlow não participaram devido a quedas nos treinos.
Em vez de arrancar do décimo sétimo posto, Oliveira subiu assim para o décimo quinto posto da grelha de partida e durante a prova foi subindo mais alguns lugares, fazendo uma bela corrida até terminar no oitavo posto, igualando assim o seu melhor resultado da época passada.
Lá na frente, primeira vitória de sempre para Fabio Quartararo em Yamaha enquanto Marc Marquez, campeão da época passada, teve um saída de pista no início da corrida e ficou muito atrasado. Recuperou vários lugares e ficou a lutar pelo pódio até que sofreu uma queda aparatosa que o deixou fora de prova e neste momento ainda não se sabe a gravidade da lesões contraídas.
No segundo lugar ficou Maverick Viñales e em terceiro Andrea Dovizioso.