Sábado frio e com chuva persistente
Já no sábado, a chuva e o frio receberam toda a caravana de MotoGP no circuito inglês. Com apenas 13 graus de temperatura na pista pela manhã e chuva persistente, as sessões de treino e de Qualificação, bem como a corrida ‘sprint’ não foram fáceis de gerir, embora a pista tenha começado a secar durante o ‘Sprint’ à tarde. Ainda assim, Miguel Oliveira deu o seu melhor e mostrou uma recuperação impressionante durante a corrida de 10 voltas, mesmo depois de uma queda sem gravidade na sessão FP2 do fim de semana.
Tendo-se qualificado em P16 para as corridas do fim de semana, Oliveira viu-se limitado no arranque para a ‘Sprint’. Esse facto atribuiu-lhe uma primeira volta menos fácil, recuando até 20º, para a partir daí recuperar volta a volta. Após apenas duas voltas, voltava à 16ª posição e ao final da volta três, o piloto de 28 anos já era 12º. A duas voltas do fim, era 10º e fez tempos por volta tão rápidos quanto o líder da corrida no final.
Afirmou o piloto da Charneca de Caparica:
Senti-me muito bem hoje. Cometi um erro esta manhã depois de cair na sessão de treinos: achei que seria uma melhor ideia manter os pneus, que já estariam prontos para largar, mas afinal eles estavam muito frios porque não os tivemos tempo suficiente a aquecer. Fiz toda a Q1 com pneus frios e não consegui aderência para conseguir ir mais rápido. Foi uma pena. A corrida foi boa, fui travado ao início pelo Brad (Binder) porque os pneus dele giraram imenso, e, quando ‘fechamos’ o acelerador, toda a gente nos ultrapassa. “Caí” para P20, mas recuperei bem até P10. Fiz algumas boas ultrapassagens e fui rápido na moto, o que foi bom.