Todos estamos de acordo em como a Segurança Rodoviária e a redução da sinistralidade são prioritárias para todos nós. Evitar a perda de vidas e reduzir o número de acidentes de viação acaba por ser um desígnio nacional.
A avaliar pela proliferação de radares, a linha de orientação tem sido mais repressiva que preventiva e é, previsivelmente, nessa linha de pensamento que depois de amanhã, dia 6 de julho, início de férias verão para muita gente, há novidades: mais 25 radares do Sistema Nacional de Controlo de Velocidade (SINCRO) vão entrar em funcionamento. Destes, 14 são de velocidade instantânea e 11 de velocidade média.
No total, à data deste artigo, o sistema conta com 123 locais de controlo de velocidade a nível nacional, não contabilizando os controlos efetuados por viaturas descaraterizadas, que é feito regularmente pelas autoridades competentes.
Quanto aos novos 25 radares, de acordo com a ANSR, de referir que três serão colocados em Lisboa e sete no Porto. Os restantes 16 vão ser “espalhados” por vários pontos do país considerados como “pontos negros” em termos de sinistralidade rodoviária.
De referir ainda que a escolha do dia 6 de julho não foi fruto do acaso: coincide com o 8º aniversário da entrada em funcionamento do Sistema Nacional de Controlo de Velocidade (SINCRO).
Veja também Balanço da Campanha “2 Rodas: Agarre-se à Vida”.
Na página seguinte encontra a localização dos novos 25 radares, com detalhe.