Nesta edição da EICMA, a Lambretta revelou uma edição especial: a J Starwave que se destaca pelo seu estilo peculiar e divertido, e voltou a trazer a Elettra, o seu modelo elétrico que se encontra em fase de desenvolvimento para produção futura.
A Lambretta J, ou Junior, é uma scooter leve, de pequenas e médias dimensões, que recorda o conceito da mesma J lançada em 1964, há exatamente sessenta anos, ambas concebidas para apelar a um target decididamente jovem e despreocupado.
A nova J nasceu com uma personalidade forte, muito própria, inspirada no mundo do surf e da “cultura de praia”. Daí a sua alcunha “Starwave”. O mundo das praias com grandes ondas é particularmente recordado por um pormenor absolutamente distintivo, uma prancha acoplada no escudo frontal da scooter que se assemelha a uma pequena prancha de surf. Esta “prancha” caracteriza fortemente a estética da J Starwave, uma solução que rompe definitivamente com todos os esquemas clássicos de design de scooters. Além disso, este modelo é de possível personalização gráfica e de cor, dando espaço a múltiplas formas de criatividade para fazer da J uma scooter única, com uma personalidade extraordinária.
O estilo é definitivamente o ponto forte da nova Lambretta J, absolutamente consistente com as linhas clássicas da marca. Mesmo de um ponto de vista técnico, a nova Lambretta J tem todas as caraterísticas distintivas da marca, a começar pela suspensão dianteira com duplo amortecedor hidráulico e monoamortecedor hidráulico com pré-carga ajustável em 5 posições na suspensão traseira. A Lambretta J estará disponível em duas versões, a J125 (124,6 cc) e a J200 (174,5 cc), ambas com um avançado motor a 4 tempos e 4 válvulas, arrefecido a líquido.
Apresentada na edição da EICMA em 2023, a Lambretta Elettra continua em processo de desenvolvimento para uma produção futura. A combinação com uma propulsão elétrica de alto desempenho coloca a Elettra na vanguarda do panorama das duas rodas, com um produto de sonho, cheio de charme.
Totalmente elétrica. Totalmente Lambretta. A Elettra surge na história da Lambretta e das duas rodas como uma revolução silenciosa, pronta para nos transportar para o mundo vindouro. Uma concentração única de tecnologia, estilo e paixão, nascida para percorrer as estradas de amanhã como um líder.
As linhas firmes e determinadas da frente estão perfeitamente conectadas aos volumes traseiros, mais suaves e arredondados, uma homenagem às linhas das Lambretta dos anos 50. Um diálogo estético entre o passado e o futuro, marcado pelo perfil sinuoso e minimalista muito pessoal do assento, para não esquecer a tradição, mas visando resolutamente aquela inovação estilística típica da marca.
Em total harmonia com a tradição Lambretta, a Elettra garante uma performance global de referência, a começar pela sua velocidade máxima de cerca de 110 km/h, graças a uma potência contínua e máxima de 4 kW e 11 kW, respetivamente, e um binário de 258 Nm.
Tudo isto graças ao seu motor de ímanes permanentes (PMSM, Permanent Magnet Synchronous Motor), uma escolha de qualidade e de máximo desempenho, capaz de assegurar um grande binário, a melhor relação peso/potência, um elevado rendimento e fiabilidade. Com 3 modos diferentes de condução para adaptação às necessidades de mobilidade do momento, Eco – Ride – Sport, a Elettra garante uma autonomia fiável que vai de 127 km (a uma velocidade constante de 40 km/h) a mais de 60 km (a uma velocidade constante de 80 km/h). O tempo de carregamento da bateria (lítio, 4,6 kWh) é de cerca de 5h30′ com uma tomada doméstica de 220V, que é reduzido para 36 minutos com um “carregamento rápido” numa estação de carregamento pública (até 80%).
A Lambretta J Starvawe estará disponível a partir de junho de 2025, no entanto as datas de lançamento e os preços destes modelos para Portugal ainda não foram anunciados.