A quantidade de novidades que Milão trouxe, nomeadamente de marcas e modelos do outro lado do globo, foi gigante e as motos de aventura marcaram uma presença significativa, sendo que esta Keeway TX450R Rally é disso um bom exemplo.
Com uma estética inspirada no Dakar e até algumas semelhanças estéticas com a máquina de competição austríaca que compete no Dakar, esta TX 450R dificilmente deixa indiferente quem aprecia este género de motos.
Para já, a marca esconde o jogo e não dá muitos detalhes. Nem sequer sabemos se há planos de comercialização, prazos de entrega ou preços.
Veja também a Moto do Leitor: Keeway RKS 125
Informações já disponíveis
Ainda que sendo bastante escassa, já existe alguma informação relevante, nomeadamente no que diz respeito ao motor: um monocilíndrico de 449 cc, com refrigeração por líquido, uma única árvore de cames à cabeça (SOHC), caixa de seis velocidades e injeção eletrónica. A potência anunciada é de 44 cv às 8.000 rpm, enquanto o binário máximo é de 38 Nm, às 7.000 rpm. Valores interessantes, mas obviamente muito longe se for na perspetiva de uma moto de competição, até porque o peso global declarado a seco de 142 kg já é significativo.
De destacar as suspensões de longo curso à frente (280 mm) e atrás (90 mm) e as rodas de medidas mais comuns: 90-90 R21 à frente e 140-70 R18 atrás, o próprio sistema de travagem com um disco Nissin à frente de 270 mm e um traseiro de 240 mm, também Nissin são indicadores positivos.
Mais inesperado é, por exemplo, a existência de três depósitos de gasolina (dois à frente e um atrás), a indicação de o sistema de arranque pode ser por pedal ou elétrico ou um amortecedor de direção do género que as motos de enduro/rally utilizam.
Vamos ter que aguardar por mais informação da marca, mas parece uma proposta interessante, mais na perspetiva de lazer e com fortes atributos técnicos e uma estética aventureira.