No próximo ano o hexacampeão mundial Jonathan Rea vai correr na equipa de fábrica da Yamaha no Mundial de SBK.
Poucas horas após o comunicado de imprensa oficial com o qual a Kawasaki anunciou a sua separação de Jonathan Rea, foi divulgado um comunicado da Yamaha. Anunciava que em 2024 o hexacampeão mundial, que ganhou seis títulos entre 2015 e 2020, pilotará a YZF-R1 pilotada este ano por Toprak Razgatlioglu que, como todos sabem, se mudará para a BMW.

Rea estará, assim, ao lado de Andrea Locatelli para renovar o título mundial que a companhia japonesa conquistou em 2021 com o piloto turco. O acordo que liga o norte-irlandês à equipa oficial Pata Yamaha Prometeon WorldSBK terá a duração de dois anos.
Inicialmente a Yamaha havia feito uma oferta a Franco Morbidelli, mas ao receber a resposta negativa do piloto de MotoGP voltou a sua atenção para o hexacampeão mundial. Um dos poucos pilotos capazes de manter a R1 competitiva, lutando pelo título mundial.

Com Bautista na Ducati, Rea na Yamaha e Toprak na BMW, tudo se conjuga para que a próxima temporada do Campeonato do Mundo de Superbike fique ao rubro.
Veja também 25.º aniversário da Yamaha R1