Como assumido a semana passada, desta vez o eleito iria ser alguém muito conhecido, com uma estreita ligação ao mundo do espetáculo. Uma extensa carreira e uma grande capacidade de adaptação a diferentes papéis, nomeadamente aqueles em que é um bad boy. Aliás, o ator é conhecido por ter desempenhos ainda mais marcantes e impactantes quando faz o papel de “mau da fita”, algo que lhe assenta mesmo muito bem.
De seu nome completo João Manuel Furtado Rita Lagarto, mas conhecido pelo primeiro e último nome, é hoje um jovem de 70 anos, nascido a 5 outubro de 1954 na capital, embora tenha vivido também em Mértola e Setúbal, sendo que ainda há poucos dias completou essa bonita idade e não dá sinais de querer parar.
Ou seja, com uma carreira de mais de meio século já teria toda a legitimidade do mundo para querer parar, mas para nossa alegria não parece ser o caso e continua a andar por aí, em especial em novelas e no teatro, onde está como o peixe na água.
Tudo começou no início da década de 70 quando realizou os seus estudos de atuação no Conservatório de Lisboa (1972 a 1974 e consta que nunca terminou) e é exatamente no ano da Revolução dos Cravos que se torna ator profissional. A sua genialidade e espírito irrequieto é de tal forma elevada que, só ao nível do teatro, esteve na génese de quatro grupos de teatro: Centro Cultural de Évora (1975), Maizum (1981), Alta Recreação (1984) e Teatro da Malaposta (1988).
Veja também Gonçalo Uva: desportista, promotor de eventos, advogado, pai e motociclista