A piloto portuguesa Joana Gonçalves assumiu este fim-de-semana a liderança do Campeonato da Europa de Enduro, após a penúltima ronda da competição, que decorreu em Nagytarcsa, na região metropolitana de Budapeste, Hungria.
Numa prova marcada por altas temperaturas, muito pó e exigência técnica, as pilotos enfrentaram dois dias de competição intensa, num traçado de aproximadamente 52 km, cumprido por três vezes em cada dia. O percurso incluiu duas Especiais – A Enduro-Test (ET), predominantemente em single track e uma Cross Test (CT) com obstáculos artificiais no final da mesma, que aumentaram significativamente a dificuldade.

Aos comandos da sua Husqvarna FE 250 Factory, inserida na formação portuguesa e com o apoio da Federação de Motociclismo de Portugal (FMP), Joana Gonçalves alcançou um excelente 2.º lugar no sábado, seguindo-se de um 3.º lugar no domingo entre as Senhoras. Esta consistência permitiu-lhe ascender ao 1.º lugar da classificação geral, consolidando-se como principal candidata ao título europeu.
Leia também: Joana Gonçalves estreou-se na Open em Góis
No final da prova húngara, a piloto transmontana comentou: “Ao longo dos dois dias cometi muitos erros que me custaram a vitória no sábado. No domingo, tive uma queda forte logo na segunda especial da primeira volta e isso condicionou o meu desempenho. Foi uma luta para terminar o dia, mas garanti o pódio e saio da Hungria na frente do campeonato. Por isso, nem tudo foi mau. Quero agradecer às pessoas que estiveram connosco – foram incansáveis.”
A ronda decisiva do Campeonato da Europa de Enduro realiza-se em Grado, Itália, nos dias 11 e 12 de outubro, onde Joana Gonçalves tentará conquistar o tão ambicionado título europeu.