fbpx
  • Revista Carros
  • Revista Motos
  • MotoSport
  • Moto Mais
  • OffRoad Moto
  • Mundo Náutico
  • Calibre 12
revistamotos.pt
  • Notícias
  • Crónicas
  • Competição
  • Dossiers
  • Vídeos
  • Mototurismo
  • Testes
  • Revistas Digitais
  • Assinaturas
  • PROJETO VVE
Sem resultados
Ver todos os resultados
revistamotos.pt
  • Notícias
  • Crónicas
  • Competição
  • Dossiers
  • Vídeos
  • Mototurismo
  • Testes
  • Revistas Digitais
  • Assinaturas
  • PROJETO VVE
Sem resultados
Ver todos os resultados
revistamotos.pt
Sem resultados
Ver todos os resultados

Japoneses criam empresa de baterias intercambiáveis para motos elétricas

Redação Por Redação
11 Abril, 2022
em Notícias
0
ADVERTISEMENT
Share on FacebookShare on Twitter

Cinco gigantes japonesas uniram esforços para criar a Gachaco, empresa com foco no desenvolvimento de um sistema para a partilha de baterias intercambiáveis para motos elétricas.

A nova empresa é formada pelos construtores Honda, Kawasaki, Suzuki e Yamaha e pela petrolífera ENEOS. Entrará em ação no mês de abril e iniciará os estudos para a padronização de baterias e da elaboração da infraestrutura necessária para as operações do novo serviço.
Essa iniciativa é mais um desdobramento do Consórcio criado em 2019 pelas quatro marcas de motos japonesas, ano em que se iniciaram os estudos para a criação de um padrão para as baterias que serão utilizadas em veículos elétricos de duas rodas.

A ENEOS vai contribuir com a construção de uma plataforma BaaS (Battery as a Service) para a mobilidade elétrica e outros sistemas de reciclagem de baterias. Por meio deste BaaS, a petrolífera fornecerá soluções para problemas de mobilidade elétrica amplamente difundidos, como o tempo de recarregamento das baterias e a preocupação com a falta de carga durante o uso dos veículos.

As operações da Gachaco devem começar no segundo semestre deste ano e, em um primeiro momento, o serviço deve utiliar baterias Honda Mobile Power Pack. As estações de compartilhamento serão criadas em ambientes de grande movimentação, como estações de trem e bases de serviços da ENEOS. A troca ocorrerá de modo simples, ou seja, o utilizador deixa a bateria usada e sai da estrutura com uma nova e recarregada.

Já na Europa, Honda, Yamaha, Piaggio e KTM estão juntas na criação do mesmo tipo de serviço. As marcas acreditam que a padronização será muito importante para favorecer a utilização de veículos elétricos de duas rodas, além de reduzir custos, tempos de carregamento e outras questões que “assombram” os utilizadores no que diz respeito à eletrificação.

Tags: EneosHondakawasakiSuzuki

RELACIONADOS

Renovada Honda CB125F já está disponível
Notícias

Renovada Honda CB125F já está disponível

A sempre popular Honda CB125F, compatível com carta A1, foi completamente atualizada para 2026; a gama de adições inspiradas...

Por Redação
5 Setembro, 2025
Lusomotos é agora distribuidora oficial da WDT em Portugal
Notícias

Lusomotos é agora distribuidora oficial da WDT em Portugal

A Lusomotos anuciou que passou a representar oficialmente em Portugal a marca WDT, reforçando assim o seu portefólio com...

Por Redação
3 Setembro, 2025
Estreia hoje na Bola TV o novo programa Moto+. Não perca!
Notícias

Estreia hoje na Bola TV o novo programa Moto+. Não perca!

A Revista Motos em parceria com as suas congéneres Moto+ e Motosport lançam um programa sobre motos na Bola...

Por Redação
3 Setembro, 2025
Mercado de motociclos continua em crescimento
Notícias

Mercado de motociclos continua em crescimento

Em Agosto de 2025 o mercado de veículos novos de duas rodas e de triciclos registou um crescimento de...

Por Redação
3 Setembro, 2025
Próximo Post
Radares da PSP durante a Semana da Páscoa

Radares da PSP durante a Semana da Páscoa



ADVERTISEMENT
  • FICHA TÉCNICA
  • POLÍTICA DE PRIVACIDADE
  • TERMOS E CONDIÇÕES DE UTILIZAÇÃO
  • ASSINATURAS
  • CONTACTOS

Copyright © 2023 - revistamotos.pt

Sem resultados
Ver todos os resultados
  • Notícias
  • Crónicas
  • Competição
  • Dossiers
  • Vídeos
  • Mototurismo
  • Testes
  • Revistas Digitais
  • Assinaturas
  • PROJETO VVE

Copyright © 2023 - revistamotos.pt