Cinco gigantes japonesas uniram esforços para criar a Gachaco, empresa com foco no desenvolvimento de um sistema para a partilha de baterias intercambiáveis para motos elétricas.
A nova empresa é formada pelos construtores Honda, Kawasaki, Suzuki e Yamaha e pela petrolífera ENEOS. Entrará em ação no mês de abril e iniciará os estudos para a padronização de baterias e da elaboração da infraestrutura necessária para as operações do novo serviço.
Essa iniciativa é mais um desdobramento do Consórcio criado em 2019 pelas quatro marcas de motos japonesas, ano em que se iniciaram os estudos para a criação de um padrão para as baterias que serão utilizadas em veículos elétricos de duas rodas.
A ENEOS vai contribuir com a construção de uma plataforma BaaS (Battery as a Service) para a mobilidade elétrica e outros sistemas de reciclagem de baterias. Por meio deste BaaS, a petrolífera fornecerá soluções para problemas de mobilidade elétrica amplamente difundidos, como o tempo de recarregamento das baterias e a preocupação com a falta de carga durante o uso dos veículos.
As operações da Gachaco devem começar no segundo semestre deste ano e, em um primeiro momento, o serviço deve utiliar baterias Honda Mobile Power Pack. As estações de compartilhamento serão criadas em ambientes de grande movimentação, como estações de trem e bases de serviços da ENEOS. A troca ocorrerá de modo simples, ou seja, o utilizador deixa a bateria usada e sai da estrutura com uma nova e recarregada.
Já na Europa, Honda, Yamaha, Piaggio e KTM estão juntas na criação do mesmo tipo de serviço. As marcas acreditam que a padronização será muito importante para favorecer a utilização de veículos elétricos de duas rodas, além de reduzir custos, tempos de carregamento e outras questões que “assombram” os utilizadores no que diz respeito à eletrificação.